11 de janeiro de 2019
Alita fecha seu arco com um gran finale digno de grandes histórias. Aliás, grandioso é a palavra para o fim dessa série, pois todas as escalas aumentam. Os perigos são maiores, as revelações, a ação, tudo se fecha entorno da nossa cyborg. Porém, apesar de ter gostado da série como um todo, a crítica que fiz no terceiro volume, vale mais ainda para este capítulo final, que é o sumiço ou pouca participação de certos personagens que foram primordiais no início da saga. Isso me deixou um pouco triste, pois gostava muito desses personagens. Mas, enfim, não dá pra falar muito sem soltar um grande spoiler.

Mas, no geral, o saldo é extremamente positivo. Alita nunca teve a pretensão de ser um clássico filosófico como Akira. Na realidade o foco sempre foram nas batalhas e nos desafios da Alita para se descobrir, ou seja, um mangá com uma personagem super carismática pautado na ação, com traços soberbos. E essas características se mantiveram em níveis estratosféricos do início ao fim. Outro aspecto que salta a vista é a força das personagens femininas, não só a Alita, mas as coadjuvantes também, além dos inimigos, que não raras vezes disputaram um semi-protagonismo com Alita, especialmente no segundo volume.

Espero que esse não seja um fim por completo, pois as pontas soltas precisam ser amarradas, mas também não quero que a série vire um caça-níquel, então se realmente foi um fim FIM, aceitarei.