21 de abril de 2015
Horror em Gotas é uma coletânea de 30 contos. Isso mesmo, dose diárias de 1 por dia. Certamente que essa é uma forma deliciosamente macabra de apreciar o trabalho de Karen Alvares, que traz mais uma vez ao leitor histórias que misturam o bizarro, o insólito e o sensível em contos que apresentam diversas formas de terror.

Horror em Gotas é uma boa porta de entrada para quem quer conhecer o trabalho da Karen Alvares, justamente porque ele faz um passeio pelos diversos tipos de terror que a autora escreve. Além do mais, os contos são curtos, então se você não gostou de algum, é fácil partir para o próximo e experimentar algo diferente.

Temos contos de TERROR PSICOLÓGICO, FANTÁSTICO, TERROR REAL, HORROR e TERRORES DA VIDA:

Na primeira categoria, terror psicológico, temos os contos: “Azul”, “Você é um demônio”, “Doze”, “Monstro”, “O Homem Sem Rosto”, “O Perfume da Morte”, “Frequência Infernal”, “A Caixa Mágica”, “Sufocando” e “O Silenciador”. Meu favorito dentre eles é certamente “Azul”, o conto que abre o livro. Nele, a protagonista, Nora, encontra um homem azul em um ônibus e a partir desse dia fatídico, começa a desenvolver uma estranha obsessão, tornando seu mundo, literalmente, azul. O conto tem seu quê de fantástico, mas existe uma tensão que flerta com o terror psicológico. Gostei do equilíbrio frágil entre os dois elementos e a resolução me deixou bastante satisfeita.

“O Reino da Morte”, “Game Over”, “O Grito Sufocado”, “A Estrada”, “Céu de Diamante” e “Homem Três” são exemplos de contos fantásticos nesse livro. Meu favorito é “Céu de Diamante”, uma mistura da música dos Beatles “Lucy and the Sky with Diamonds” com Neil Gaiman. A protagonista, uma garotinha, encontra a Outra Menina e vai com ela para um estranho mundo onde todas as crianças são felizes. O preço que ela vai ter que pagar? Bem, só lendo o conto para descobrir. O tom é infantil, mas tem um quê de macabro.

Terror real é o tipo de terror que mais me incomoda, eu diria, porque sou sugestionável e fico com medo desse tipo de coisa facilmente. Exemplos dessa categoria no livro são “Focinho de Porco”, “Vermelho Vivo e Morto”, “Experimental”, “Até o Fim”, “No Final do Túnel” e “Confissão”. O que mais me chamou a atenção foi “Focinho de Porco”, a história de uma jovem presa política que está sendo torturada para falar o nome de seus companheiros. Não vou contar mais do conto porque seria dar spoiler, mas gostei do modo como os sentimentos dela foram descritos e o final me surpreendeu muito.

De horror propriamente dito, temos “O túnel”, “O filho maldito” e “A Dona Aranha”. O último foi o que mais gostei, sendo ele um diálogo sinistro com a música infantil de mesmo nome. Uma menina num orfanato onde uma estranha lenda corre: no porão, algo monstruoso se alimenta das crianças. Quando ela e um colega são postos de castigo no porão pelas freiras, bem, vamos só dizer que a dona aranha começa a subir pela parede…

Terrores da vida são os contos que apresentam um toque mais sensível ao livro. São eles: “Na Estrada da Vida”, “Invisível”, “Tique-Taque” e “O Sorriso”. O conto que fecha o livro, “O Sorriso”, ganhou meu coração. Nele, Tiago, um menino com uma rara síndrome que afeta sua cognição e coordenação motora, faz seu primeiro amigo. Certamente é um dos melhores contos que a Karen já escreveu, colocando no papel de forma bastante sensível e honesta, a realidade de um garotinho que sofre diariamente com várias limitações físicas e preconceitos. E sim, tem um elemento de terror nesse conto, e é aí que as coisas ficam complicadas para Tiago e muito emotivas para o leitor.

Eu diria que os contos vão de bons a excelentes. Alguns são perceptivelmente contos mais antigos da autora, ainda um tanto imaturos, mas os mais recentes, certamente já mostram um estilo definido e maturidade de escrita. Recomendo para quem deseja uma leitura rápida (afinal, um conto por dia!) ou mesmo para quem gosta do gênero.