amazon-prime-video Baby Beauty Books Novo Kindle Paperwhite eBooks Kindle Cloud Drive Photos Electronics fashion Fire TV Stick home_improvement home_kitchen Office Computers sports VideoGames wireless

Avaliações dos clientes

50 PRINCIPAIS AVALIADORES
4 de fevereiro de 2018
Dr. Drauzio Varella aprofunda sua investigação sobre a realidade dos presídios brasileiros neste segundo volume da série que poderíamos denominar "Trilogia do Cárcere".

Se em Estação Carandiru o autor dava voz e vez aos detentos, agora ele confere protagonismo àqueles aos quais cabe vigiá-los: os "cadeeiros", o outro lado da moeda. Mantendo o mesmo tom humano, franco, por vezes irônico, o médico faz um diagnóstico preciso, com o perdão do trocadilho, das relações entre presos e carcereiros, das vidas destes últimos, seus amores e suas agruras.

Interessante a constatação a que chega de que entre uns e outros há pouca diferença, já que partilham o mesmo mundo. Aliás, não raro a origem social de condenados e cadeeiros é a mesma. Não menos comum, infelizmente, é o envolvimento de agentes penitenciários com a criminalidade, uma triste convergência.

Com seu relato duro, embora muito bem escrito, Drauzio Varella realiza verdadeiro trabalho de esclarecimento público. Suas revelações são interessantíssimas; não menos suas reflexões. Creio que poucos estudiosos ou autoridades teriam tanta competência para tratar deste que talvez seja o ponto mais sensível da segurança pública: o sistema prisional.

O capítulo intitulado "Fábrica de Ladrões" é precioso. Em poucas palavras, o autor traça um panorama da situação, analisa e propõe soluções. Impressionante.

Em comparação com Estação Carandiru, Carcereiros é mais sombrio, mais duro, talvez até mais desencantado. Contudo, é mais maduro, mais reflexivo. Por isso tudo, necessário como nunca.

Interessante notar como, nas duas obras indicadas, o médico humaniza, sem maquiagem, duas figuras desprezadas pela sociedade: presos e carcereiros. Apenas por tal razão mereceria aplausos.

Ótima leitura. Atualíssima.
6 pessoas acharam isso útil
0Comentar Informar abuso Link permanente

Detalhes do produto

4,6 de 5 estrelas
68
R$24,01