20 de outubro de 2019
Sou apaixonado por filosofia grega e católica, então quando eu vi esse livro eu pensei: Será que eu morri? Uma obra dessas por R$ 1,99? Como assim? E acabei comprando com uma certa incredulidade. Mas já lhe adianto, vale e muito à pena. É óbvio, a tradução deixa a desejar em alguns pontos por utilizar termos às vezes pouco usuais, o que deixa a leitura um pouco truncada em alguns pontos, mais ainda é melhor do que as traduções da Editora 34.
Quanto a forma de ler, deve ser como qualquer outra obra filosófica. No silêncio, com a atenção voltada para a lógica construida em cada argumento, e com muita conversação consigo mesmo, compreendendo, analisando, concordando e refutando as afirmações apresentadas. Por isso, cada página acaba levando bastante tempo de leitura, e uma obra dessas você, facilmente, demora mais de um ano para degustá-la uma primeira vez.
Quanto aos diálogos em si, é redundante dizer que são essenciais para qualquer um que goste de filosofia, e são também basilares para a compreensão de Aristóteles, Santo Agostinho, e muitos outros. Não é exagero dizer que é nos diálogos platônicos que é dado o ponta pé inicial para um jornada filosófica que "termina" em Santo Tomás de Aquino.
É preciso dizer, Sócrates e Platão foram superados por Aristóteles, mas para melhor compreender "O Filósofo" (Aristóteles) deve-se primeiro compreender a forma socrática de raciocinar e pensar; e mais, deve-se levar esses aprendizados para a vida e aplicar constantemente. Como uma progressão, os diálogos platônicos são essenciais acima de tudo para avançar na Filosofia e na Teologia.