29 de janeiro de 2017
Recebi esse livro pelo Booktour que a Karen Alvares, organizadora do livro, fez. Já tinha lido um livro dela e me dispus a me jogar nesse mundo de piratas, como uma indicação de uma boa escritora. Piratas é uma coletânea de 10 contos, com temas piratas, mas sem necessariamente definir um tempo.

Assim, temos os piratas para tempos antigos ou modernos, entramos em contato com aquele pirata clichê, com seu barco, seu rum, e sua cara de mau, ou até com um novo conceito de pirataria definida para nossos tempos… Afinal, hoje pirataria é a venda de tudo que não é original, não? Com essa liberdade que os escritores tiveram, também conhecemos uma definição mais pessoal desses escritores para a definição piratas. Por que se limitar ao nosso mundo? Ou a outros tempos? E nisso, tenho que dar a credibilidade para a equipe, que com toda criatividade nos levou para outros mundos de um conto para outro.

A única parte que não me deixa dar uma nota muito alta para o livro é por opinião pessoal. Eu sou leitora de livrão, mais de mil páginas sempre me conquistam! Então, nunca me senti confortável em outros mares (haha). Quando eu me apego ao personagem, quando eu consigo entendê-lo, encontrá-lo, criar um vínculo, acaba!

Por conta disso demorei um pouco para ler, terminava o conto, e precisava de um tempo para deixar aquele personagem e aquele mundo de lado, e conseguir me comprometer com a próxima leitura.

Mas como eu falei, é questão de gosto. E mesmo com esse revés, ainda consegui realizar uma leitura rápida, de forma que nenhum conto tenha empatado a leitura. A coletânea tem muitas variações, e uma dinâmica muito interessante entre elas também, então para quem gosta do tema, e de contos, eu com certeza indico a leitura.