11 de agosto de 2019
Apesar do preço, não existem palavras para descrever essa preciosidade.
Se você tiver que comprar apenas esse livro, e depois passar o resto do semestre ou do ano sem comprar outro, ainda terá feito uma boa escolha.
O acabamento gráfico e o esmero editorial aqui empregados são em par, os extras são de extrema qualidade, o papel tem uma excelente gramatura, sendo inclusive mais grosso do que outras edições que contém mais páginas. O tamanho do livro impressiona, eu achava caro até ver na mão de alguém, quando vi exclamei "Ah, não é um encadernado, é um omnibus!" e diante dessa nova perspectiva, reavaliei minha opinião sobre o preço.
Eu pensava na Liga Extraordinária como um trabalho de Moore menor quando comparado a V de Vingança, Watchmen ou O Monstro do Pântano. Outra coisa que tive de repensar, evidentemente eu era muito jovem na ocasião da publicação original desse material por aqui, agora relendo hoje, pego coisas que não havia pego e aprecio em outro nível. É fantástico.
Esse livro é interessante não apenas para os fãs de histórias em quadrinhos, mas é uma boa pedida também para os apreciadores de literatura fantástica clássica. Na ocasião da publicação original, eu estava na escola, e tinha esse amigo que era aficionado por Julio Verne, Sherlock Holmes e Drácula. eu falei para ele sobre a Liga Extraordinária, e ele ficou louco. Ele devorou os dois livros existentes na época (ambos compilados nesse volume da Devir) e perguntou se não tinha mais. Eu respondi que parecia que iria sair mais (assim Alan Moore nos promete ao final desse volume), mas não tinha ideia de quando, e de fato, se passaram alguns bons anos até sair mais material da Liga Extraordinária por aqui. De toda forma, esse material acabou sendo porta de entrada para um novo leitor de HQs.