26 de outubro de 2019
pensemos bem: não tem nada de banal chegar aos 90 anos esbanjando talento artístico (e realização artística!), tendo o merecido reconhecimento público, e ainda transmitindo uma energia vibrante em seu olhar e em sua fala. isso já é mais do que o bastante para que eu me sentisse interessado pela vida desta atriz tão admirável. assim, foi inspirador ter lido sobre a família de fernanda montenegro, sua infância, sua construção como atriz em um momento histórico misógino e ditatorial, e sua serenidade, hoje, ao olhar para trás e repassar uma vida tão, tão rica e intensa. mesmo se o texto do livro em si poderia ser um pouco mais bem elaborado (sim, há momentos em que ele se torna uma looooonga lista de agradecimentos), sua leitura me deu acesso a um pouco da história da vida desta compatriota que admiro e respeito, de quem me orgulho, e a quem desejo que seu entusiasmo ainda dure muito!
temos poucos escritores vivos que valem a pena (e estes não têm o devido reconhecimento).
nossos políticos são quase todos corrompidos, mal-intencionados e hipócritas.
nenhum brasileiro jamais recebeu um prêmio nobel (por que será?).
... enfim: nosso país é carente de "heróis", pessoas públicas que inspirem admiração.
em um cenário árido desses, uma atriz do calibre da fernanda montenegro destaca-se, então, como um troféu ainda mais reluzente para erguermos com orgulho para mundo.