21 de maio de 2019
Quando este livro foi lançado, li muito sobre ele, sobre o autor e acompanhei o desenrolar das avaliações do mesmo. Anotei o nome e coloquei lá na lista de leitura futura.
É impossível, pelo menos para mim, falar de sci-fi com viagens interplanetárias e guerras contra outras raças sem me lembrar ou mesmo comparar com Tropas Estelares.
Guerra do Velho traz uma sinopse que de cara me fez ficar pensando "como assim os velhos são os únicos que vão ao espaço para guerrear?!?". Já no primeiro capítulo fica bem esclarecido que essa não é uma máxima para todos os soldados. Mas só lá pro meio da introdução da União Colonial e das Forças Coloniais de Defesa que ficamos sabendo como este exército é formado.
O protagonista deste livro é um cara bem cativante, que não tinha nada de especial antes de se alistar, mas que vai se mostrando um bom soldado no desenrolar da história. É a já consolidadad jornada do herói.
Os personagens secundários tem sua importância e é interessante ver o desenrolar de seus futuros. Aqui acho que já posso falar que não sei quantas vezes pensei: "acho que o Alan não escapa dessa, acho que ele morre agora."
A descrição do treinamento militar é boa, não é repetitiva e para o fim planejado é funcional.
A tecnologia existete em Guerra do Velho é bem superior a de Tropas Estelares.
O livro nos mostra uma boa trama, bem desenvolvida e que tem um ritmo crescente. Tenho apenas a ressalva do fim que perde o ritmo, mas não é ruim.

Com certeza irei ler a sequência, apesar de já saber que não contém uma história do protagonista deste John Perry.