amazon-prime-video Baby Beauty Books eBooks Kindle eBooks Kindle Cloud Drive Photos Electronics fashion Fire TV Stick home_improvement home_kitchen Office PC sports VideoGames wireless

29 de janeiro de 2017
1) que proeza é fazer uma história da literatura com 600 páginas sem ser cansativo em nenhum momento. Eu diria que o autor mantém uma tensão narrativa que é de quilate ficcional.

2) eu não esperava ser tomado pela paixão pela literatura brasileira que o autor demonstra. Confesso, envergonhado, que nunca dei a menor pelota para a literatura nacional - até conhecer este livro. Por "culpa" sua, já li Machado, Manuel Antônio de Almeida e Nelson Rodrigues. É admirável o envolvimento do Martim com as nossas letras - e com o sentimento de pertencimento à cultura nacional (coisa que sempre passou longe de mim).

3) temos aqui um crítico genuíno. Pode-se não concordar com suas teses, mas a crítica é feita com honestidade e justiça. Para cada autor que o autor "derruba", digamos assim, outro é celebrado; ou então, um outro aspecto do criticado é reconhecido. Quero dizer que não há aquele sentimento de "terra arrasada" que poderia ser obtido a partir da sua retórica inflamada. Ele sabe pesar méritos e problemas com sensatez.

4) gosto especialmente da sua abordagem a partir dos conceitos de imaginação moral, realismo espiritual e liberdade interior. Eu diria mesmo que trata-se de uma história da literatura brasileira (da cultura brasileira, na verdade) a partir do drama da liberdade interior.

5) o mais importante, penso eu: a dimensão sagrada da arte está posta na mesa.