22 de abril de 2017
Acabei ontem a noite, lendo entre outros livros mas sem perder de vista este tendo minha predileção pelo assunto transversal da obra que é o Oráculo chinês. A premissa em si é interessantíssima, já conhecida pela série original da Amazon, uma realidade alternativa onde a Segunda Guerra foi perdida para o Eixo e os Estados Unidos está dividido em duas metades - uma, costa oeste, controlada pelo Japão ("os bonzinhos") e outra pela Alemanha ("os malvadões"). Alguns pontos que me interesseram especialmente além do uso do I Ching pelo autor:

A cultura americana tem um valor inerente que fica subentendido pelo interesse vivo que os colecionadores tem nas antiguidades americanas, e elevado ao máximo na digressão de um mundo onde a cultura americana tenha desaperecido - um
ponto a favor na eterna discussão ame/odeio os USA.

Nada é preto no branco, por isso as aspas na descrição das potencias mundiais, em P.K.D. Nada. E qualquer asserção sobre a realidade está em constante questionamento.

Seu conhecimento de conceitos filosóficos tanto orientais quanto ocidentais é muito versátil. Os personagens são muito bem construídos e a trama não é monótona. Não à toa inspirou a série de mesmo nome.

Poderia falar muito mais, mas esse é m,eu primeiro P.K.D. e eu li ontem, então ainda falta aquele distanciamento inspirador. Recomendo a quem gosta de distopias, metalinguagem e tramas intrigantes.

A edição kindle está maravilhosa e tem umas sugestões da editora no final.