amazon-prime-video Baby Beauty Books eBooks Kindle eBooks Kindle Cloud Drive Photos Electronics fashion Fire TV Stick home_improvement home_kitchen Office PC sports VideoGames wireless

7 de abril de 2017
De Andrômeda, o romance de Crichton não traz nada. Essa é a principal frustração com o livro. Quem leva a sério o raio do título e espera que a história de alguma forma se relacione com nossa galáxia vizinha, lá pelas tantas descobre que foi apenas um nome aleatório dado ao objeto em torno do qual a trama realmente se constrói: um satélite, posto em órbita da Terra para coleta de eventuais micro-organismos existentes no espaço, que depois de um breve sumiço reaparece, pousa numa pequena cidade do Arizona e provoca a morte de quase todo mundo que se aproxima.

Não são alienígenas cabeçudos que vêm escondidos dentro do satélite, mas um micro-organismo desconhecido e letal, que os cientistas batizam, pimba, de Espécie Andrômeda. Poderia ser Espécie Alpha Centauri, Espécie Constelação de Órion, Espécie Canis Major – não faria diferença. Andrômeda entra como sinônimo de “não-sabemos-de-que-buraco-veio-essa-coisa”.

Cogitei cachorrada na tradução. Qual o quê! O título original conduz à mesma embromação: “The Andromeda Strain”.

Superada essa implicância titular, pode-se dizer que o livro é bom! A premissa de organismos trazidos do espaço com os quais nossos anticorpos são incapazes de lidar me parece bastante razoável. E a coisa fica mais interessante se considerarmos que essas microscópicas entidades alienígenas podem apresentar características de espantosa inteligência.

“O Enigma de Andrômeda” se concentra na busca urgente de um pequeno grupo de cientistas em, primeiro, tentar compreender o estranho organismo alienígena e sua interação com o corpo humano, para depois buscar um meio de isolamento e combate aos seus efeitos devastadores. É um thriller biológico, repleto de detalhes que me fizeram lamentar ter ficado lendo Sidney Sheldon na escola enquanto os professores se esgoelavam para explicar sobre mitocôndrias, citoplasmas e seus amigos.

R$28,90+ Frete GRÁTIS em pedidos enviados pela Amazon acima de R$ 99 em livros e games ou de R$ 149 em outros produtos.