amazon-prime-video Baby Beauty Books Novo Kindle Paperwhite eBooks Kindle Cloud Drive Photos Electronics fashion Fire TV Stick home_clean home_improvement home_kitchen Office PC VideoGames wireless

1 de janeiro de 2017
Madame Charme é da californiana Jennifer Scott, que acabou fazendo toda uma carreira ancorada no sucesso desse livro. Ela escreveu depois Em Casa com Madame Charme e tem um blog onde professa as ideias dos livros.
Havia começado a ler Madame Charme em agosto de 2013 quando fiquei super animada com as dicas de organização de guarda-roupa, tanto é que fechei o livro e me atirei na arrumação, acabando que nem voltei para ler o final. Como eu disse na época: Um livro que nos põe a agir só pode ser bom! :)
Agora reli-o completamente e posso dizer que, após Marie Kondo, não encontro mais nada que me instigue tanto na organização como o A Mágica da Arrumação. Por isso, hoje o Madame Charme não teve o mesmo efeito inspirador que teve há quase três anos.
Mas vamos ao livro: é baseado na temporada de intercâmbio que a autora passou em Paris, quando ficou hospedada no apartamento de uma família muito aristocrática e dotadas de hábitos rígidos e educação refinada.
Ao comparar sua vida nos EUA e em Paris, ela traça um paralelo onde mostra que as boas maneiras, hábitos saudáveis de alimentação [como sentarem todos à mesa na mesma hora e sem outras distrações - nem pense em abrir um celular!], ouvir música clássica como distração pós jantar, e outras formalidades, a faziam aproveitar mais o momento vivido e que tudo isso deveria ser transposto para nossas vidas atuais.
Um pouco como um guia de boas maneiras, um pouco como relato interessante, há muita coisa a se aproveitar do livro. A única parte que não consigo concordar é quando ela fala em trazer formalidade às nossas vidas. Formalidade em excesso cerceia a criatividade e impede que haja amor genuíno sendo demonstrado. Tudo é muito contido, muito polido. Polido DEMAIS.
Sim, jantar todos juntos é ótimo, conversas ao invés de televisão é melhor ainda. Mas precisa haver um espaço, uma liberdade para que você se expresse, para que possa dizer "eu te amo" para sua família. IN MEDIUM VIRTUS
Apesar dessa ressalva, é um livro fácil de ler e que nos dá ideias interessantes para o dia a dia. Experimente!