14 de janeiro de 2019
Comprei o livro depois de assistir a série "Anne with an e", achei o livro tão bom quanto a série, apesar de alguns personagens secundários diferentes e algumas trajetórias divergentes (como a do personagem Gilbert, que quase não tem participação neste livro). O livro não tem a dramaticidade da série, ele mostra histórias mais do cotidiano da Anne, mas não deixa de ter uma ótima narrativa, mostrando o amadurecimento da Anne depois da sua chegada a Avonlea e como ela transformou a vida dos irmãos Matthew e Marilla. O livro também aborda mais questões religiosas, que não tem grande ênfase na série.
A Anne da série e do livro são idênticas, a sua personalidade única e a sua grande imaginação são os diferenciais de toda a história, levando-nos a refletir sobre diversos assuntos. É impossível não gostar da Anne, quem lê com certeza vai querer ser uma "alma gêmea" dela (é como ela trata seus grandes amigos).
A escrita é leve e empolgante, a tradução é muito boa e as notas de rodapé presentes no ebook fazem uma grande diferença nesta edição.
Recomendo a todos a leitura deste livro.