Avaliado no Brasil em 10 de novembro de 2018
Simplesmente um dos livros mais hipnóticos que eu já li na minha vida. Tão interessante que chegou a atrapalhar a minha rotina, ao invés de guarda-lo para o meu momento da leitura, como eu faço com todos os outros livros, eu me via pegando esse livro várias vezes por dia, querendo ler o que vinha depois. Eu não me lembro de ter lido um livro com essa quantidade de páginas em tão pouco tempo desde Harry Potter e As Relíquias da Morte.
A história da Marvel é interessante e desoladora. Acho que qualquer garoto que esteja pensando em ser quadrinista, depois dessa leitura, irá repensar seriamente sua escolha de carreira. Todos já conhecíamos a história de Jack Kirby, mas ouvir a de Claremont foi novidade para mim. E a do criador do Motoqueiro Fantasma. De partir o coração.
Uma coisa que eu senti falta nesse livro foi ilustrações, até para representar os diferentes momentos históricos citados, cada um com seu estilo estético característico.
O livro possui inúmeras qualidades, e dois defeitos. O primeiro é que nomes como Jim Steranko, Neal Adams ou Steve Ditko entram no relato sem nenhum tipo de apresentação, partindo do princípio de que o leitor já conhece todos de nome. De fato, eu os conheço e acredito que a maioria dos que procurarem por esse livro também os conheçam, mas penso nos muitos recém chegados que ficarão perdidos. Mas também acredito que esse livro não seja destinado a recém chegados. O segundo defeito, na minha opinião, é que enquanto os acontecimentos das décadas anteriores são contados com riqueza de detalhes, ao se chegar na época atual, tudo é contado em bem poucas palavras, sem detalhe nenhum. A razão para isso, no entanto, é sugerida no próprio livro, no final. Enquanto Frank Miller ou John Byrne têm noventa por cento de chance de jamais voltarem a trabalhar para a Marvel na vida, e por isso falam bem livremente sobre os acontecimentos passados, nomes como Mark Millar ou Joss Whedon têm uma grande probabilidade de estarem fazendo algo com a editora amanhã, razão pela qual preferem guardar suas palavras. Apesar desses defeitos, eu jamais pensaria em tirar uma única estrela, de jeito nenhum, cinco estrelas para esse livro é até pouco!

4,1 de 5