amazon-prime-video Baby Beauty Books Novo Kindle eBooks Kindle Cloud Drive Photos Electronics fashion Fire TV Stick home_improvement home_kitchen Office Computers sports toys videogames wireless

Avaliações dos clientes

500 PRINCIPAIS AVALIADORES
28 de julho de 2014
Um dos textos mais curtos de Shakespeare, uma de suas três principais tragédias, escrita já em um momento de pouca produtividade do autor, Macbeth é um texto difícil de resenhar de maneira adequada. Ao contrário da maioria dos textos do dramaturgo inglês, Macbeth é focado tão somente em uma história, sem ter qualquer enredo secundário ou qualquer corte do seu fluxo central. Suas cenas são rápidas para este tipo de texto, seus diálogos são surpreendentemente curtos e rápidos. A peça logo se esgota. Não existem muitos personagens, e os acontecimentos se desencadeiam rapidamente até atingir seu fim trágico e, diria eu, amaldiçoado. Tive pesadelos com Macbeth e sua esposa louca, contudo é necessário preparo para conseguir penetrar na linguagem por vezes difícil. Para quem não é acostumado com este tipo de leitura, sugiro que assista um filme, documentário, qualquer coisa que consiga reproduzir o tom dos personagens, pois o texto teatral não tem intenção de produzir emoções em seu leitor, mas em sua plateia.
É possivelmente o texto mais noturno do bardo: várias cenas acontecem na calada da noite, reforçando a sensação de agonia e ansiedade vivenciada do início ao fim. Em verdade parece mais um texto de terror, mas um terror profundamente psicológico. Recomendo que se leia este texto com sinceridade aberta, com olhos bem fechados para o politicamente correto.
A história se inicia com Banquo e Macbeth, ambos nobres escoceses e notáveis guerreiros, vindos de uma batalha ganha. Eles se encontram com três bruxas, que fazem profecias. A primeira é que Macbeth receberá mais um título honorífico, que Banquo originará uma linhagem de reis ainda que jamais se torne, e que Macbeth mesmo será rei. Pouco depois da cena, Ross vem informar que Macbeth recebe o título de Thane de Cawdor. A ambição de Macbeth se inicia de forma maldita: com a profecia de seres malignos, que colocam nele um desejo que se torna, crescentemente, obsessivo.
Quando o Rei Duncan resolve passar a noite no castelo de Macbeth, sua esposa, a insana e cruel Lady Macbeth, resolve tramar o regicídio, e convence o marido a fazê-lo. O ato não é fácil. Duncan é amigo e confia em Macbeth, por ele nutre admiração, e é reconhecido como um grande rei, um grande homem, uma pessoa sábia. Diante da dúvida de Macbeth, Lady Macbeth resolve apelar para a "masculinidade" de seu marido, insinuando que seu medo é falha de virilidade. Finalmente Macbeth entra às escondidas e mata seu rei e amigo, jogando a culpa nos filhos do rei, que fogem. Banquo, contudo, desconfia de Macbeth, mas fica calado.
Macbeth se torna finalmente rei, porém continua intrigado com a profecia das bruxas, e teme que o filho de Banquo tome seu trono. Então planeja a morte de seu amigo e de sua linhagem, e contrata para o trabalho assassinos. Estes conseguem matar Banquo, mas seu filho foge para a Inglaterra, o que deixa Macbeth perturbado.
Durante o banquete real, onde todos esperam por Banquo, Macbeth se mostra cinicamente preocupado com seu leal amigo. Já neste ponto desvairado, Macbeth vê o fantasma de Banquo, todo ensanquentado, na forma que foi morto, e senta-se no que seria seu lugar por direito. Neste ponto Macbeth e sua esposa perdem a racionalidade. O que acontece daí em diante é um tornado de tormentos que se abatem sobre Macbeth, que volta a apelar para a bruxaria,e sua esposa. Ambos tem um fim louco e trágico.
Ao ler este livro, leia cuidadosamente, aos poucos. Procure reproduzir mentalmente o ambiente da peça. As falas são curtas mas ditas de forma tranquila. Alguns elementos só fazem sentido mesmo na língua original. Se possível, assista pelo menos um trecho de uma representação em vídeo desta peça (há um excelente documentário da BBC sobre ele), e leia. Só não vá ter pesadelos como eu.
6 pessoas acharam isso útil
0Comentar Informar abuso Link permanente

Detalhes do produto

4,7 de 5 estrelas
14
R$1,99