amazon-prime-video Baby Beauty Books eBooks Kindle eBooks Kindle Cloud Drive Photos Electronics fashion Fire TV Stick home_improvement home_kitchen Office Computers sports toys VideoGames wireless

9 de fevereiro de 2018
Sendo este o quarto livro que leio do Neil Gaiman, confesso que nele, assim como em todas as vezes que grudei em algum livro dele, eu me surpreendi na leitura, pois embora ele prometa facetas de magia e fantasia, ele consegue narrar fatos mágicos e oníricos intrinsecamente ligados a realidade de uma forma que resta uma margem na qual cabe apenas ao leitor decidir em que acreditar. E qualquer que seja sua escolha, a realidade torna tudo mais assustador. Neste livro encontrei sonhos e escuridão. No mundo externo e dentro de cada um. E um oceano de conhecimento e mundos e descobertas.

Sim, o que mais me marcou foi que todo o livro acontece sob a perspectiva de uma criança de 7 anos que vê, sente e luta contra coisas inexplicáveis, incompreendidas e desconhecidas, sob certo ponto, pelos adultos. Tudo, tudo, é muito denso para uma pessoa. E é extremamente angustiante para uma criancinha sensível que vê alegria em muito poucas coisas, uma delas é ler. O menino lia bastante, refugiando-se nos livros. A gente sente a solidão, o desamparo, a esperança, a força, a sinceridade, a sabedoria que somente uma criança pode ter. As analogias, o mundo real sendo irrisório diante da grandeza das coisas que realmente importam, dá a impressão de que fazemos parte da criança. De que somos a criança e que todo o resto não importa como importa para nós, uma vez adultos.

Eu não tenho livros favoritos com muita frequência, mas, sim, este é um deles. Recomendo muito.