amazon-prime-video Baby Beauty Books Novo Kindle eBooks Kindle Cloud Drive Photos Electronics fashion Fire TV Stick home_clean home_improvement home_kitchen Office PC sports videogames wireless

24 de abril de 2019
Há livros que merecem ser relidos, pois o leitor vai relembrando as passagens, recordando seus julgamentos e interpretações. Dom Casmurro está nessa categoria. Use seu tempo de releitura com um clássico de Machado de Assis.

A primeira leitura, eu era solteiro, candidato a uma vaga na universidade. Na época tinha dúvidas se conquistaria a tão sonhada vaga de medicina, mas não tinha incerteza alguma sobre a minha sentença: Capitu traiu Betinho! Era uma sentença clara, como as equações matemáticas!!

A segunda leitura, já casado, formado iniciando minha vida profissional voltei a obra em formato de "audiobook" , começaram os embates: Será mesmo que Capitu traiu? Ficou a desconfiança sobre o narrador, mas pensei será que o locutor com sua intonação me influenciou? Será que os detalhes deixaram-me incerto?

Agora, após 15 anos da segunda leitura, concluo a minha terceira leitura. Sou pai, perdi os cabelos e com minha barba grisalha pude notar algo totalmente diferente. Machado de Assis apresenta uma única personagem: Bentinho. Personagem insegura, covarde, mimada e narra o que quer. Julga olhares ou semelhanças físicas com a precisão de um teste de DNA. Se Bentinho vivesse no século XXI das redes sociais seria considerado um “hater” ou escritor de “fake news”, pois esse cria sua teoria e escreve um romance para justificar o seu abandono à bela esposa e filho. O rabugento Casmurro não dá voz à Capitu.

Alias, para quem leu o livro. Você sabe quem foi Capitu?!
Não há o outro lado da história… Ainda bem, Machado deixou para nós.

A beleza dessa obra de arte está na ausência de peças estimulando o leitor a preenchê-la de acordo com a sua interpretação e experiência de vida.

Daqui uns 15 anos, talvez, eu volte a visitar a rua de Matacavalos do seculo XIX. Até lá Bentinho!