26 de setembro de 2019
Cara, que livro sensacional! Me arrependo por não ter lido antes! "Homo Deus - Uma breve história do amanhã" de Yuval Noah Harari, autor do best seller "Sapiens - Uma breve história da humanidade", é uma obra incrível, com insights incríveis e cheio de questionamentos.

A revolução tecnológica que estamos vivendo está desconstruindo grandes pilares que sustentaram nossa sociedade até tempos recentes. No lugar do individualismo, do culto ao homem, estamos apostando nossas fichas em dados, informação, algoritmos.

Estamos caminhando para um futuro onde talvez não exista envelhecimento, doenças e mesmo, morte. Num futuro não tão distante poderemos configurar códigos genéticos e nos prover de super poderes. Poderemos ser mais inteligentes, mais fortes, mais hábeis em qualquer atividade. Mas será que essa vantagem estará disponível a todos ou a uma pequena elite?

Será que no futuro criaremos uma segregação entre a grande massa e um pequeno circulo de super humanos? Será que lá na frente perderemos nossa essência individual e viveremos como parte de um organismo maior?

Ou teremos criado uma inteligência não orgânica superior que nos descartará quando não mais formos úteis?

No futuro, muitos empregos irão desaparecer, cada vez mais estaremos dependentes da tecnologia e talvez não sejamos mais necessários para pensar e decidir sobre questões importantes.

São muitos os questionamentos que esta obra nos propõe a refletir. Livro incrível. Realmente o Yuval Noah Harari é um dos grandes pensadores modernos.

Recomendo a todos esse grande livro!