Avaliações dos clientes

100 PRINCIPAIS AVALIADORES
21 de julho de 2019
Poucas obras conseguiram galgar a posição de "Clássico da Literatura" ocidental em tão pouco tempo quanto "Esperando Godot", publicada pela primeira vez em 1952. Samuel Becket, nobel de Literatura em 1969, foi um raro escritor que transitou tanto pela sua língua materna, Inglês, quanto pelo Francês, tendo publicado diversos livros em cada uma destas línguas.

Com uma temática "simples" - e, sem dúvida, absurda - Esperando Godot é narrado em dois atos, cada um representando um dia, onde Vladimir e Estrogon, dois personagens que pouco sabemos além de serem dois personagens descompromissados (para não dizermos vagabundos) que esperam ao longo de dois dias seguidos - ou, talvez, por vários outros dias - por Godot: um personagem que pouco sabemos, que não que os próprios personagens principais também desconhecem ele. A cena teatral se dá basicamente em um banco próximo a uma árvore e, além dos dois personagens mencionados, compõe a peça mais dois outros homens e uma criança.

Beckett sempre buscou não dar sentido prévio algum a eterna espera dos dois personagens por um ilustre desconhecido. Não que a intenção do autor seja esvaziar o sentido da Peça Teatral; ao contrário, Beckett sempre teve preferência para que sua obra tivesse um significado singular para cada leitor. A minha leitura, talvez por influência de leituras prévias de Camus e Sartre, é de uma visão Existencial: dois homens aguardando, sem uma razão prévia, por um alguém que dará sentido a sua própria espera. Godot seria Aquele que viria posteriormente para afirmar o porquê da espera realizada por Vladimir e Estragon. Seria um Alguém que daria a Essência após a Existência, mesmo esta sendo a mais vazia possível.

O livro figurou em 12º na lista do Le Monde como os 100 livros do Século, entre O Segundo Sexo, de Simone de Beauvoir, e O Ser e o Nada, de Sartre.
2 pessoas acharam isso útil
0Comentar Informar abuso Link permanente

Detalhes do produto

4,3 de 5 estrelas
11 classificações de cliente
R$34,60Frete GRÁTIS com o Amazon Prime