29 de março de 2018
O livro contém dois diálogos de Sêneca: Sobre a brevidade da vida e Sobre a firmeza do sábio.
Há muito pouco a se dizer de Sêneca. Basta que o considero o mais útil dos autores que alguém pode ler, ao lado de Plutarco. O estilo belíssimo de um dos maiores escritores da história, aliado a seu estoicismo, nos dá conselhos utilíssimos sobre como viver.
Em Sobre a Brevidade da Vida, Sêneca argumenta que não somos carentes de tempo, mas pródigos. Se soubéssemos empregar bem nosso tempo, não teríamos a sensação de que a vida é curta. Geralmente damos nosso tempo a pessoas e coisas que de fato não são importantes (reis, amantes, clientes). Quando alguém pede uma parte de nosso tempo, deveríamos responder: só se você puder restituí-lo depois. Na verdade, há uma única atividade em que vale à pena dedicarmos o nosso tempo: o ócio (não o descanso, mas a atividade intelectual), porque somente alguém recebemos o tempo de alguém (quando leio este maravilhoso diálogo de Sêneca, é o tempo dele que se acrescenta ao meu).
Em Sobre a firmeza do sábio, Sêneca nos diz que é próprio do sábio não se deixar abater por nada, nem pela fortuna (destino). Por que deveria ele então se abater quando é injuriado por alguém? Não é que ele resista às ofensas: é que elas realmente não importam para ele. Sêneca dá um sábio conselho para quem ouve de alguém algo que lhe desagrada: Pergunte-se: "Essas coisas me acontecem merecida ou imerecidamente? Se merecidamente, não é contumélia (uma ofensa sem importância), é uma sentença; se imerecidamente, aquele que pratica essa injustiça deveria enrubescer" (p. 58).
A tradução é muito boa, e o livro peca apenas pelas notas do tradutor. Elas não têm indicação na página do texto a que se referem (estão todas no final do livro), e sua leitura é um pouco confusa. De outro lado, teria acrescentado mais notas para explicar conceitos da filosofia de Sêneca (ócio, apatia, etc.) e termos da cultura romana (toga pretexta, por exemplo, não tem seu sentido explicado. Trata-se de uma toga branca, com borda púrpura, usada em ocasiões cerimoniosas pelos senadores e magistrados).