11 de janeiro de 2016
Este livro é um manual de como melhorar sua saúde, baseando-se nos princípios da dieta paleolítica. De maneira geral, a ciência não é extremamente pesada, e o livro é recheado de análises de situações reais, que mostram o lado prático da ciência. Por outro lado, o livro contém bastante humor, mas esse não é o ponto forte do autor, e ele acaba se repetindo e sendo sem-graça, tornando a leitura um pouco pesada, ao invés de leve.

Os primeiros 7 capítulos traçam um panorama da evolução e da ciência nutricional, com muitas referências a termos científicos, sem porém ser algo que assuste a um leigo. Os capítulos mais esclarecedores são o 6 e o 7, onde Wolf detalha porque grãos são perigosos, e porque a gordura é na maioria das vezes, benéfica (um bom resumo deste último tópico pode ser lido aqui).

A partir do capítulo 8, Wolf começa a tratar de aspectos relacionados ao modo de viver mais saudável, que não sejam nutrição. Isto é, ele fala sobre sono, exercícios e receitas.

É justamente o capítulo 8 que mais me chamou a atenção, por se tratar do sono. Embora um morador de zona urbana hoje em dia tenha uma razoável facilidade em mudar a alimentação, a estimulação advinda de iluminações artificiais se tornou

A seção sobre exercícios, no capítulo 9, é bem básica, o que mostra que o livro foi escrito para pessoas que nunca entraram em uma academia de musculação antes. Eu recomendaria para qualquer um que queira desenvolver uma grande massa muscular e principalmente força que ignore completamente essa seção e baseie seu treino em exercícios com altas cargas e baixas repetições.

Os capítulos 10 e 11, dão direções para que o leitor consiga mudar sua dieta e saúde, como a eliminação de comidas ruins de sua casa, bem como boas dicas para o monitoramento de seu progresso.

A seção sobre receitas, diz que vai apresentar receitas básicas, mas para um homem com pouco tempo elas me pareceram muito complexas e trabalhosas. Se você é daquele que gosta de cozinhar, esta sessão lhe agradará, mas eu continuarei comendo bacon e ovos com cebola por um tempo, se depender dela. Por fim, Robb, fecha com uma bela sessão sobre suplementos alimentares, que eu considero especialmente valiosos para quem está com a saúde muito deteriorada, e precisa de rápida recuperação. De maneira geral, suplementos têm alto custo-benefício, e com alimentação ou mudanças no estilo de vida (ie. vitamina D) eles podem ser descartados.

Resumindo, um livro altamente recomendado, apesar de suas pequenas imperfeições.

5 estrelas
46%