amazon-prime-video Baby Beauty Books Novo Kindle Paperwhite eBooks Kindle Cloud Drive Photos Electronics fashion Fire TV Stick home_clean home_improvement home_kitchen Office Computers sports videogames wireless

4 de maio de 2016
Esta avaliação se refere a versão do livro física e de capa comum feita pela editora Companhia das Letras. Essa é uma edição econômica, não possui orelhas, possui folhas amareladas, as margens das páginas tem pouco espaçamento, assim como o tamanho da fonte não é muito grande, porém não é desconfortável para leitura.
Gabriela, cravo e canela foi o primeiro romance de Jorge Amado que tive a oportunidade de ler. Todos nós provavelmente já conhecemos algo dessa trama clássica da literatura brasileira, senão por ouvir nossos pais falarem dela, então por assistirmos as suas adaptações para televisão ou trechos dessas. Mas somente a leitura do livro nos permite conhecer e entender verdadeiramente essa trama que aborda vários aspectos e problemas sociais dos anos 20. O leitor deve levar em conta exatamente isso que eu disse, não se trata apenas de um romance no sentido romântico da palavra, tanto é assim que o subtítulo do livro é "crônica de uma cidade do interior". Creio que foi um problema para mim não saber de fato qual era o real foco da trama ao iniciar a leitura, porque eu esperava que fosse a Gabriela o foco do livro e me decepcionei pela personagem demorar a entrar na trama, afinal de contas foi cotidiano da cidade o que foi priorizado aqui e consequentemente foi o assunto mais desenvolvido. Entre os problemas e aspectos sociais nele abordados estão: o papel e o direito dado às mulheres, a aceitação, ou não, da lei não escrita pela qual a honra de um homem somente se lava com sangue, a transição do poder político das mãos dos coronéis do cacau, as mudanças trazidas pelo movimento da arte modernista, e mais ainda. Tudo isso é escrito com primor por Jorge Amado, que consegue com a sua escrita aparentemente simples e despretensiosa, transmitir aos seus leitores além da boa história, também som, cheiro, sabor, textura, desejo e as mais variadas sensações. E quanto a Gabriela, aquela que tem o cheiro do cravo e cor da canela. Gabriela é uma personagem apaixonada pela vida, pelas suas pequenas e grandes alegrias, e com sua ingenuidade sensual consegue nos conquistar com apenas algumas palavras. Fiquei satisfeita em ler esse livro e assim finalmente ler Jorge Amado, mais essa não foi minha melhor leitura.

R$29,00+ Frete GRÁTIS em pedidos enviados pela Amazon acima de R$ 99 em livros e games ou de R$ 149 em outros produtos.