amazon-prime-video Books Kindle Paperwhite eBooks Kindle Cloud Drive Photos Electronics baby Fire TV Stick home_clean home_improvement home_kitchen Office PC sports videogames wireless

8 de agosto de 2018
Ambientado na iminência de uma guerra, O Teatro da Ira é o primeiro volume das Chamas do Império. Seus personagens são cinzas, complexos; não há carisma aqui, apenas a realidade nua e crua, e muito sangue, muita sujeira e desonra!
Através do ponto de vista de Thalla e de Krulgar (e isso funcionou muito bem), somos apresentados a um mundo inteiramente novo, com sua própria cultura e mitologia, e magia… Magia? Sim! Esse elemento é bem sutil na trama, mas está por toda a parte.
O livro pode ser dividido em duas partes: antes e depois da ponte, a caminho de Illioth. Na primeira parte o ritmo é mais lento, conhecemos os personagens e a descrição do cenário é deixada um pouco de lado. Tem algumas descrições meio confusas, inclusive a que antecede a melhor parte da trama, o divisor de águas da narrativa; mas a batalha, senhores, amor eterno por toda a ira de Khirk! Essa cena foi uma ótima escolha para estampar a capa do livro.
A segunda parte é frenética, a velocidade da narrativa intercala com a descrição do cenário mais atenciosa, e eu não fiquei em paz até saber o desfecho da trama, toda a angústia que envolvia os personagens era sentida por mim também. O desfecho mostra a relevância dos dhaeni na estória, e possui o ponto alto de magia do livro. E dessa vez, apesar de toda a complexidade da ação, eu consegui imaginar tudo que ocorria.
O autor teve muito cuidado com tudo que criou, e apesar das inspirações evidentes, para mim foi uma estória nova. A falha aqui foi editorial, faltou uma revisão mais cuidadosa; não há erros bizarros, são pequenos erros que não deixam de constar a cada 5 ou 10 páginas, o que me incomodou um pouco.
Enfim, obra recomendadíssima, uma das melhores leituras nacionais do ano.