21 de maio de 2019
Antes desta obra chegar em minhas mãos eu tinha algumas informações a respeito. Sabia que era um mangá, ou seja, sua leitura era no estilo oriental. Por consequência sabia que o mangaká responsável pela obra era Jiro Taniguchi, que eu não conhecia o trabalho até então. Tinha consciência que o mangá havia sido encomendado pelo Museu do Louvre. Visualizei parte de seu conteúdo artístico na internet, o que de imediato me agradou.
Estas informações foram mais que suficientes para mim.
Quando coloquei minhas mãos neste mangá primeiro fiquei impressionado com o tamanho, com a qualidade gráfica e o acabamento da Edição lançada pela Editora Pipoca & Nanquim, sem dúvida um capricho que favorece muito a apreciação da obra. Finalmente começando a leitura fiquei fascinado com os traços (que em um primeiro momento até me remeteu a Linha Clara franco-belga), traços estes ricos em detalhes e cores leves deliciosas de olhar.
A história é bem simples, o que depois descobri ser a principal crítica negativa sobre a obra, mas realmente isso não me incomodou, já que a história acaba sendo um leve fio condutor por páginas e mais páginas belíssimas e de muita leveza e sensibilidade. A forma como Jiro Taniguchi brinca emulando alguns estilos artísticos (e algumas obras) dentro do seu próprio estilo é prazeroso de ver, colocado de forma muito natural e bela.
Depois de terminar a leitura tive que novamente folhear o mangá do início apenas observando e viajando nas artes, página por página...
Dois detalhes me incomodaram, mas são realmente detalhes que apenas chamaram minha atenção provavelmente por eu ser Designer e ter trabalhado em gráfica. Primeiro foram os nomes do Autor e da Obra na lombada com uma incomoda sombra preta atrás das letras (o destaque poderia ser resolvido de outra forma sem o uso destas sombras) e o segundo é em uma página interna que é quase totalmente preenchida com um céu bem azul, não sei se era intenção do artista deixar marcas verticais, mas sempre que eu olho me parecem marcas deixadas durante a impressão na gráfica.
De qualquer forma estas observações (preciosistas) não desqualificam a Obra de Jiro Taniguchi e a caprichada Edição nacional entregue pela Editora Pipoca & Nanquim. Tanto que dei de presente um outro exemplar para uma amiga que não é habituada em ler quadrinhos muito menos mangás, mas fiz isso com a certeza de que até mesmo alguém "não iniciado" neste mundo pode aproveitar a leitura e se encantar com as belas páginas da mesma forma que eu me encantei.