25 de setembro de 2018
Um livro maravilhoso! Não apenas a edição, que é muito bem acabada e luxuosa, mas também a história que é delicada e simples, porém comovente e muito forte. Sei que esse clássico já foi amplamente difundido através de seu filme homônimo, mas o livro tem algo especial que nos toca mais profundamente e nos transporta para dentro da história. Fui completamente abraçada por essa narrativa, fui Bruno em toda sua curiosidade, inocência e ímpeto da flor da infância, fui Shmuel que via além e tinha uma maturidade assustadora pra sua pouca idade, fui Maria, Pavel, Greta... A experiência de ler esse livro é indescritível porque somos expostos às mazelas e crueldades da guerra, do preconceito e do autoritarismo, tudo isso sob o ponto de vista ingênuo de uma criança que não distingue classe social, nem nacionalidade, nem idade. O peso da Segunda Guerra é equilibrado pelas singelas palavras de Bruno, e gera um conflito em nós. É uma leitura indispensável pra vida, e esse exemplar em particular é indispensável para quem aprecia edições de luxo e preza por belas edições na estante. As ilustrações de Oliver Jeffers adicionam uma cadência singular à história, é um complemento pra cada sentimento que as páginas transmitem. Recomendadíssimo!
review imagereview imagereview image