Avaliações dos clientes

25 de julho de 2019
INVESTIDOR INTELIGENTE

O leitor desta obra deve sempre estar atento ao tempo e local que o autor faz suas análises. Na década de 70, as condições dos indicies americanos e dos títulos públicos eram outras, hoje o mundo está diferente, e para trazermos os exemplos para nossa realidade, deve-se tomar cautela.
Graham é muito claro em suas mensagens. Logo de início faz uma separação de investidores: Os defensivos, que são os mais cautelosos, e os empreendedores, que são os que têm mais ousadia. Ambos investidores são igualmente inteligentes, desde que você descubra seu perfil e direcione a ele os estudos corretos, persistência e controle de emoções.

Para Graham, o mercado é amoral, ou seja, por diversos fatores muitas vezes sem fundamentos ele oscila bruscamente, ou fica extremamente emocionado ou extremamente deprimido. O investidor inteligente tem uma postura segura, e sempre deve ter clara os seus objetivos com papéis ordinários, e sendo ele defensivo ou empreendedor, sempre desconsiderará essas oscilações sem fundamentos do mercado.

Os comentários ao fim de cada capítulo são muito ágeis em repassar as ideias de Graham e ainda as passam em um tom “mais atual”

Em nenhum momento de suas obra, Graham cita idade como barreira, o que quebra os paradigmas de "idade correta" para entrada na renda variável.

Graham deixa explícito de que os seus indicadores fundamentalistas (como lucro por ação) não devem ser considerados isoladamente e sim sempre em conjunto com vários indicadores, trazendo assim para o investidor uma capacidade maior de fazer boas escolhas.

A conclusão de "investidor inteligente" é de que os mercados são incertos, crises vem e vão aleatoriamente, catástrofes e notícias ruins simplesmente surgem. Portanto a melhor forma de investir não é prevendo o futuro e sim, tentando se proteger dele. O investidor inteligente usa seus recursos afim de minimizar os possíveis eventos negativos futuros e não de prever quando e o que pode acontecer.

A obra certamente se mostra porque se tornou um clássico atemporal, em geral, é um resumo de uma transformação de mindset para renda variável, análise de balanços, valuation e otimismo para com o futuro.

O estudo escrito por Buffet e anexado ao fim do livro é fantástico, se resume a um grande agradecimento à Graham e mais uma grande revisão sobre valuation! O livro termina em alto nível, e apesar de longas 600 páginas de muito conteúdo o fim é muito agradável.

DICA GRAHAM: Leia um balanço de trás para frente / leia as notas!
1 pessoa achou isso útil
0Comentar Informar abuso Link permanente

Detalhes do produto

4,6 de 5 estrelas
296
R$41,41Frete GRÁTIS com o Amazon Prime