1 de janeiro de 2019
Acabei, nesse minuto, de ler Skyward. Ainda estou naquela fase conflitante de querer voltar no tempo e ler o livro pela primeira vez novamente. No caso, voltar três dias no tempo.
Skyward conta a historia de nós humanos, que de alguma maneira perdemos nosso planeta e fomos parar numa espécie de lixão espacial e lá tentamos renascer como uma nação, mesmo sem nenhuma fonte de informação histórica sobre nossa vida na terra.
Conta a historia da nossa eterna guerra com os Krell, uma força intergaláctica que quer a nossa destruição e conta a historia dos bravos combatentes aeroespaciais que protegem a civilização restante dos Krell.
Skyward conta a historia de Spensa. Uma menina, filha de pai piloto que um dia surtou e abandonou sua frota, se tornando o covarde e condenando toda sua família à escória e discriminação.
Spensa quer ser piloto para salvar a honra do pai e da família, para se tornar a grande heroína digna de canções e salvar a humanidade. (um humildezinho sonho adolescente comum...)
O primeiro livro dessa serie (que parece serão quatro) – Conquiste as estrelas, conta a historia da entrada de Spensa na escola de cadetes e os ensinamentos para se tornar piloto.
Dos livros que já li do Sanderson, esse é o mais diferente. Não tem sistema de magia, que já é estranho logo de cara, e não tem nenhum dilema religioso, que não é bem a cara do Sanderson.
De inicio, enquanto lia, me veio na cabeça historias como Divergente e Maze runner. Mas a historia evolui cheia de... bem, cheia de Sanderson. A forma como ele envolve o leitor na vida do personagem, nos faz voar pelos céus em alucinantes acrobacias aéreas e lutas espaciais (uma mistura de star wars e top gun), como vocês podem perceber, esse livro de abriu toda uma biblioteca interna de historias armazenadas.
Agora que terminei de ler, penso em Skyward como um livro introdutório. Acho que o bicho vai pegar mesmo no segundo em diante.
É uma historia que vale a pena esperar a continuação, vale a pena se envolver com os cadetes de aula da Spensa.

Estou agora com aquela sensação de vazio que só os bons livros deixam na gente. Quando fecho os olhos me vejo lá nas estrelas junto com eles, lutando por sobreviver, protegendo os amigos, derrotando os inimigos... espero grandes coisas dessa série, só o tempo dirá.
22 comentários Informar abuso Link permanente