7 de junho de 2019
”Quando o fardo é pesado demais e o carregamos por muito tempo, até mesmo o amor se verga, racha, fica prestes a se despedaçar, e às vezes se despedaça de fato. Mas, mesmo quando está em mil pedaços aos nossos pés, não significa que não seja mais amor.”
nesse livro podemos acompanhar os dramas que ocorrem na relação de yejide e akin, um casal frustrado por não ter filhos após anos de casamento. após tentativas desesperadas de sustentar essa relação, o emaranhado de erros e mentiras que teceram faz o amor entre eles entrar em colapso.
esse é um excelente livro de romance, marcado por personagens fortes e orgulhosos. podemos sentir o amor palpável entre eles e vê-lo enfraquecendo gradativamente. afinal, a que ponto o amor suporta? ele parece não se sustentar quando a carne sofre e o corpo sangra. esse livro nos faz questionar até que ponto podemos suportar o amor, nos mostra que relações humanas vão muito além do sentimento que duas pessoas compartilham e estão sujeitas a diversos fatores.
foi o primeiro livro que li ambientado na nigéria (o primeiro também ambientado no continente africano), demorei um tempo para me acostumar com os costumes/hábitos locais descritos no livro (alguns me deixaram chocada, como a poligamia) e com algumas palavras/termos utilizados.
a maneira com que a autora intercalou os tempos de narração me deixou bem confusa no início, mas depois me acostumei. sem dúvida uma boa leitura que me arrancou umas lágrimas no final.