amazon-prime-video Baby Beauty Books eBooks Kindle eBooks Kindle Cloud Drive Photos Electronics fashion Fire TV Stick LawnGarden home_improvement home_kitchen Office PC sports toys VideoGames wireless

10 de janeiro de 2018
Trata-se do melhor ensaio interpretativo da realidade política brasileira produzido nos tempos atuais.

Ao cunhar a expressão "peemedebismo", que, grosso modo, expressa o modo como a classe política tupiniquim atua - barrando ou contornando mudanças progressistas que beneficiam o conjunto da sociedade ao tempo em que preserva e defende seus interesses particulares -, Marcos Nobre como que previu o que se passaria na nação do pós-impeachment de 2016 (o livro foi escrito antes, na esteira dos protestos de 2013). Poderíamos dizer que sua análise prefigura o nosso "futuro do pretérito".

O conservadorismo, o patrimonialismo, o clientelismo, enfim, todos os "ismos" que assolam o país há séculos e caracterizam o "imobilismo em movimento" de que fala o autor imperam na atualidade. Não coincidentemente sob o governo do PMDB, partido que emprestou o nome à expressão criada por Nobre.

Enfim, uma leitura essencial.