3 de fevereiro de 2019
O resumo do livro poderia ser: a ciência da felicidade. De fato, o título escolhido é muito feliz em associar o prestígio de Harvard ao tema da felicidade. Todos consideramos a felicidade o objetivo mais importante da vida, mas não temos nenhum treinamento para atingirmos o maior dos nossos objetivos. Simplesmente esperamos que ela aconteça de alguma forma em nossas vidas. Muitos podem torcer o nariz como se essa questão fosse menor ou tola. E aí está o grande mérito do livro. Demonstrar que é possível aprender a ser mais produtivo, menos estressado e, por fim, mais feliz. Esse é o ponto central do livro, buscar desfazer o mito de que a felicidade é algo que podemos obter depois de levar uma vida de sacrifícios e muita infelicidade. Ele mostra que essa equação é falsa. Mostra que jamais chegaremos à felicidade por meio da infelicidade.
Escrito com leveza e fluidez típica de vários autores americanos de best sellers, o livro é de fácil leitura. De forma bem descontraída, o autor apresenta importantes avanços da Psicologia positiva e da neurologia sobre a questão da felicidade. O autor apresenta suas experiências pessoais como professor, pesquisador e palestrante para apresentar os 7 princípios que ajudaram muitas pessoas “a superar obstáculos, livrar-se de maus hábitos, tornar-se mais eficientes e produtivos, beneficiar-se ao máximo das oportunidades, alcançar suas mais ambiciosas metas e atingir todo o seu potencial.” Chegando, assim, a uma vida mais feliz. Ele demonstra como esses princípios funcionaram tanto para alunos de Harvard e executivos quanto para pessoas comuns vivendo em comunidades pobres da África e da Ásia.
Esses princípios são realmente muito interessantes, combinam conhecimentos sobre como determinados comportamentos atuam em nossos cérebros, alterando a própria configuração neural, formando novas conexões mais positivas. Por outro lado, alguns dos princípios são como conselhos de bom senso balizados pelo conhecimento científico mais atual.
O ebook é bem editado, com os recursos típicos. Vale muito a pena ler esse livro, que poderá nos ajudar a conseguir viver mais felizes e realizados. Vale assistir ao TED do autor, que é um dos mais vistos.