16 de março de 2019
UAU!!!
Não sou muito fã de romance, mas este livro aborda tantas questões que fica impossível não gostar da história. A narrativa da história é bem tranquila, digo que é uma leitura rápida, porém as vezes nas trocas de capítulos, onde o personagem é trocado também, fiquei várias vezes confuso tentando entender nos primeiros parágrafos de quem estava narrando.
Não tenho hábito de abordar muito as histórias por questão de spoiler, mas neste livro senti a necessidade.
O livro mostra um pouco da cultura e sociedade nigeriana, onde o marido pode ter várias esposas (relação poligâmica) e onde as esposas são submissas a ele. A forma que as esposas são pressionadas a serem uma máquina de reprodução é absurda, muitas vezes quis socar a mãe do Akyn. E o esposo que mesmo sendo o centro do problema, para não mostrar sua "fraqueza" e diminuir-se perante a sociedade, faz com que sua esposa passe por várias situações absurdas, como ser julgada pela sogra, submetida a sedução do cunhado e achar que ela era a culpada, carregar a morte dos filhos ... Os atos machista de certa parte são expostos, e isso é que gostaríamos que as pessoas entendessem que o machismo existe, é algo real e se perpetua de várias formas.
É um ótimo livro para se refletir.