7 de janeiro de 2019
Fique comigo é um livro da autora Ayobami Adebayo, e ao ler o livro, é importante situar sua origem: a autora é nigeriana, e por isso os fatos que ela relata dentro desse drama familiar relatam a estrutura familiar e conjugal típica da Nigéria, assim é necessário despir os pensamentos sobre o que significa uma família, um casamento e a mulher na sociedade brasileira.

A história retrata o casamento e a vida conjugal e familiar de uma mulher, Yejide, com seu marido Akin. Conseguindo se desvincular de nossos costumes, é possível ler de forma um pouco, senão mais neutra, consciente de que nem todos os lugares do mundo são iguais e se acostumar à ideia de que casamentos podem ser poligâmicos, e que apesar dos dois personagens se bastarem e escolherem uma relação monogâmica, o que impera como felicidade de um casamento nigeriano feliz são os filhos.

Gostaria mais que a parte política fosse melhor apresentada pela autora, vemos presidentes depostos e ditadores subindo ao poder em quatro relances do livro, mas a autora não se expressou em relação a isso, ou foram conversas de rádios rápidas na qual a família escutava, não sei se a autora teve receio de ser punida pela escrita.

Não gostei do livro, achei que duas coisas podem ter acontecido para a autora, a qual conheço apenas pelo que li e não havia muita profundidade, e elas envolvem a ausência do rótulo para Akin como o psicopata que é:
- ou esse contexto é tão real para ela e as mulheres nigerianas que relatou esse homem como sendo apenas normal, humano, e assim as maquinações do mundo masculino e a opressão das próprias mulheres às mulheres, ela apenas descreveu e não opinou sobre, pois são consideradas normais,
- ou ela fez questão de nos fazer sentir assim impotentes e revoltadas pelas ações e dessa forma mostrar como as mulheres são impotentes em relações assim.

É um livro tenso, revoltante, angustiante, que não me arrependo de ler, mas que não relerei, serviu para ser reflexivo e nos mostrar mais uma faceta das inúmeras sociedades que coexistem nesse planeta.