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Perguntas frequentes sobre pedidos e a COVID-19

Última atualização em 29 de setembro de 2020.

Acreditamos que nosso papel em atender nossos clientes seja fundamental neste período em que muitos não podem sair de suas casas. Estamos trabalhando para garantir a disponibilidade de produtos e sua entrega aos nossos clientes com todos os cuidados necessários e respeitando as regras das atividades essenciais (aquelas indispensáveis ao atendimento das necessidades urgentes da população) definidas por lei, na sequência do surgimento da COVID-19, no Brasil.

Para informações mais atualizadas e dicas para prevenção, por favor acesse o site do Ministério da Saúde.

Veja abaixo respostas a algumas dúvidas mais frequentes:

1. Posso fazer um pedido? A Amazon entregará o pacote?

Sim. Estamos observando essa situação de perto, com foco na segurança de nossas equipes e garantindo o cumprimento das promessas aos clientes. Acompanhamos as orientações das autoridades de saúde locais e internacionais à medida que essa situação avança. A Amazon e seus parceiros de negócios continuam atendendo os pedidos em todo o país para todos os produtos disponíveis em nosso site. Ao selecionar um endereço de entrega, esteja ciente de que endereços comerciais podem estar fechados e não recebendo entregas.

2. Os prazos de entrega serão afetados?

Seu pedido enviado pela Amazon será entregue dentro prazo estimado exibido na finalização do pedido. No momento, o prazo de entrega para alguns produtos pode estar maior do que o normal. Você pode verificar os prazos na finalização do seu pedido e acompanhar a entrega por meio de nosso site na página Seus Pedidos, em Sua Conta.

3. Por que alguns itens, Prime e não-Prime, estão demorando mais para serem enviados?

Estamos comprometidos com o envio rápido durante todo o ano, incluindo milhares de itens disponíveis para entrega expressa e prioritária. Para atender a demanda e melhorar a velocidade da entrega, continuamos a fazer atualizações regulares e críticas em nossos processos de logística, transporte, cadeia de suprimentos e outros, mantendo medidas de saúde e segurança para proteger nossos funcionários no momento em que eles fazem a seleção, embalagem e envio de produtos. Também adicionamos capacidade à nossa rede, contratamos novos funcionários e anunciamos planos para contratar mais funcionários em tempo integral e parcial.

4. É possível devolver produtos?

Sim, a devolução de produtos pode ser realizada normalmente diretamente em nosso site. Acesse Seus pedidos para devolver um produto ou verificar a janela de devolução do seu pedido.

5. Qual a recomendação às transportadoras ao entregarem os produtos aos clientes?

Continuamos a trabalhar em estreita colaboração com especialistas de saúde para garantir que estamos tomando as precauções corretas. Implementamos uma série de medidas preventivas para funcionários, parceiros de entrega e transporte em nossas instalações em todo o mundo. Os entregadores foram orientados a reduzir o contato com os clientes. Se solicitado no momento da entrega, os entregadores podem colocar o pacote na porta e se afastar, para que o cliente possa receber seu pacote com segurança para as duas pessoas. Outra medida para a redução de contato é que a assinatura no momento do recebimento não é mais necessária, bastando apenas que o cliente informe verbalmente o número de seu documento. Após o recebimento do produto, recomenda-se o descarte das embalagens e que se lave bem as mãos.

6. Como estamos dando suporte aos nossos parceiros de negócio?

Entendemos o impacto que a COVID-19 teve em muitos de nossos parceiros e estamos trabalhando para ajudá-los durante esse período difícil. Reduzimos entre 50% e 70% a taxa de comissão para parceiros de negócios nas categorias que vendem produtos essenciais até a data de 31/05.

Os prazos de entrega para este período foram ampliadas em até 3 dias úteis, considerando possíveis alterações nos prazos e funcionamento de transportadoras. Também fornecemos atualizações regulares por meio dos canais de comunicação direta e orientamos sobre como os parceiros de negócios podem atender pedidos.

7. O que a Amazon está fazendo sobre o aumento de preços?

Não há espaço para abuso de preço na Amazon. Estamos decepcionados com o fato de que alguns parceiros de negócios estejam aumentando os preços dos produtos de necessidades básicas durante uma crise de saúde global. De acordo com nossa política, bloqueamos ou removemos ofertas cujos preços aumentaram de forma abusiva. Continuamos a monitorar ativamente nossa loja e remover ofertas que violam nossas políticas.

8. O que a Amazon está fazendo para manter a segurança dos clientes e funcionários?

Continuamos a observar essa situação de perto, com foco na segurança de nossas equipes. Acompanhamos as orientações das autoridades de saúde locais e internacionais à medida que essa situação avança. Nossos centros de distribuição continuam funcionando cumprindo todas as orientações de segurança globais da Amazon. Trabalhamos para que os produtos sejam manuseados com segurança tanto por nossa equipe, quanto por nossos clientes. Além disso, quando possível, nossos funcionários estão trabalhando remotamente de suas casas.

9. O que a Amazon está fazendo de diferente para apoiar seus clientes durante a quarentena?

Nossos clientes podem aproveitar conteúdos gratuitos durante este período: são milhares de livros digitais gratuitos disponíveis em amazon.com.br/ebooksgratuitos; dezenas de audiolivros grátis disponíveis em audible.com/escute; mais de 50 séries e filmes infantis gratuitos no Amazon Prime Video; e três meses gratuitos nas novas assinaturas do Amazon Music Unlimited feitas até o dia 16 de junho.

Além disso, clientes que possuem dispositivos Echo ou o aplicativo Alexa podem utilizar funcionalidades e skills especiais. Apoiado em fontes como o Ministério da Saúde e Hospital Israelita Albert Einstein, é possível agora perguntar à Alexa "Como sei se tenho COVID-19?" e receber informações sobre sintomas e indicações médicas. A Alexa poderá ajudar também indicando a instituição de saúde pública mais próxima, por meio de informações fornecidas pelo Ministério da Saúde, basta perguntar "Alexa, qual o posto de saúde mais próximo?".

A Alexa também pode sugerir brincadeiras para divertir as crianças em casa, sugestões para trabalhar melhor de casa, entre outras dicas.

10. O que a Amazon está fazendo para apoiar a comunidade?

Para ajudar nossa comunidade perante o cenário atual do coronavírus no Brasil, a Amazon realizou uma doação no valor de 5 milhões de reais para apoiar duas instituições na luta contra a COVID-19. As organizações Comunitas, localizada em São Paulo, e a Fundação Alice Figueira, em Pernambuco, utilizarão estes recursos para a compra de ventiladores mecânicos, máscaras e merendas para escolas da rede pública.

Para quem quiser fazer uma doação e ajudar os afetados pelos efeitos econômicos da COVID-19 no Brasil, a Amazon disponibilizou uma alternativa prática e segura. Basta acessar amazon.com.br/solidariedade e seguir as instruções. 100% do valor arrecadado será repassado para as instituições listadas na página.

11. Há restrições de tamanho e peso de produtos na Amazon hoje?

A fim de proteger o bem-estar e a segurança de nossos funcionários e garantir nossa adesão contínua às orientações das autoridades de saúde locais e internacionais sobre distanciamento social, estamos temporariamente limitando o recebimento, o reabastecimento e o transporte de produtos que requerem manuseio por duas pessoas.

COVID-19 : Perguntas Frequentes | Amazon.com.br

Manteremos esta página de Perguntas Frequentes em relação à COVID-19 atualizada com as últimas informações sobre pedidos, entregas, medidas de segurança e outros detalhes a respeito de nossas operações na Amazon. Neste período do coronavírus, reforçamos que estamos trabalhando continuamente para que nossos clientes possam receber os produtos que precisam, sempre respeitando os cuidados necessários e respeitando as regras das atividades essenciais (aquelas indispensáveis ao atendimento das necessidades urgentes da população) definidas por lei.

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