Amazon Prime Video Books eBooks eBooks Kindle Kindle Direct Publishing Kindle Cloud Drive Photos Eletronicos Fire TV Stick Kitchen Informática Videogame Celular

500 PRINCIPAIS AVALIADORESem 15 de julho de 2014
Ok, vou ser sincero, faz muito tempo que li esse livro, e só agora vim resenhá-lo, então serei "enxuto".

Se você quer empreender, e principalmente se quer iniciar um negócio inovador, esse livro vai te ajudar a entender práticas aceitas e levadas a cabo por grandes empreendedores do Vale do Silí­cio. O pressuposto mais importante dessa obra diz respeito à confecção de Produtos Minimamente Viáveis para testar a resposta do público à inovação que você pretende trazer ao mercado.

Sobre o Produto Minimamente Viável:

Imagine que você quer criar um produto inovador. Vou pensar num exemplo qualquer: uma caneta com a ponta grossa que preenche bolinhas em cartões de respostas (o público-alvo seriam candidatos a vagas em universidade - vestibulandos - e a cargos públicos - "concursandos"). Um Produto Minimamente Viável seria aqui uma caneta bem tosca... o único pressuposto é que ela seja capaz de preencher as bolinhas com bem menos esforço que uma caneta comum. Você não vai gastar dinheiro para estilizar a caneta, deixá-la "sexy", bonita, etc. Você tenta vender pelo teu preço-alvo algumas unidades nas entradas das escolas onde se fazem vestibulares e outros concursos públicos e faz anotações sobre as respostas dadas pelo teu público-alvo. Assim, você contém ao máximo seus custos e checa se tem ou não um produto vendável em mãos. Se não tiver, faz adaptações e testa de novo ou abandona a ideia. Se tiver, começa a produção e depois faz novos testes para estilizar a caneta, melhorar sua funcionalidade etc. Basicamente, você nunca gasta desnecessariamente sem saber se haverá um retorno. Gasta apenas o necessário para realizar testes. Daí o termo "enxuta" no tí­tulo do livro.

Se, por outro lado, você deseja ser franqueado de uma grande rede de alimentação já estabelecida, teu dever de casa não passa pela confecção de um produto minimamente viável. O fato de que essa rede cresceu e se expandiu já é prova suficiente de que o público aceita e paga pelos produtos da empresa. Então, nesse caso, te cabe fazer uma diligência acerca de custos e do local onde você vai abrir sua franquia para ver se é ou não boa ideia tocar seu negócio.

O livro, portanto, tem como público-alvo empreendedores ou aspirantes com a ideia de lançar produtos ou serviços realmente inovadores.

Até aqui, parece que o livro é nota 10, mas há um motivo pelo qual só lhe dei 4 estrelas. Acho que os autores são dogmáticos e fissurados na ideia do MVP (sigla para "minimum viable product", "produto mí­nimo viável" em inglês). Tenho pé atrás com generalizações e esse livro certamente generaliza por meio da constante reafirmação de que o MVP é o único caminho a se seguir ao se iniciar uma start-up inovadora.

Não tiro só da minha imaginação a informação de que há outros caminhos a se seguir. O Billy Murphy, empreendedor em série e autor do blog foreverjobless.com e do podcast com o mesmo nome, por exemplo, ensina que o MVP não cabe bem em algumas iniciativas. Não vou dissertar sobre isso, o autor citado faz isso melhor que eu (mas seu conteúdo só está disponí­vel em inglês, infelizmente).

Na minha forma de avaliar, 4 estrelas ainda significa muito bom, e esse livro é um clássico mundial. O recomendo a empreendedores ou aspirantes com veia inovadora.
0Comentar| 123 pessoas acharam isso útil. Esta avaliação foi útil para você?SimNãoInformar abuso
em 8 de julho de 2017
Uma abordagem científica para um problema caótico: como validar, criar e crescer uma startup baseado em um ciclo de feedback e melhoria contínua. Não vai resolver todos os seus problemas, mas foi um divisor de águas na época do seu lançamento e hoje é tido como conhecimento obrigatório para empreendedores, tendo definido todo um vocabulário exigido para entender esse mercado.
em 1 de agosto de 2017
A forma como o livro trata o processo de validação das idéias e a pivotagem é fascinante. Ele coloca os testes e as mudanças como constantes até o ponto em que você encontra o resultado ideal para escalar. Não que você deva parar de fazer testes, mas deve encontrar o ponto certo para buscar investimento, Recomento a leitura.
500 PRINCIPAIS AVALIADORESem 9 de abril de 2017
Gostei bastante. Linguagem fácil e muito envolvente. O entendimento fica muito mais fácil. O autor dá dicas diretas e muito simples. Recomendo!
em 23 de abril de 2017
Intuitivamente já aplicava alguns conceitos no meu dia a dia. Esta servindo para melhorar a aplicação dos conceitos de "Começar antes de estar pronto" e "Jogar o chapéu do outro lado do muro e pular o muro para pega-lo", tão comentados atualmente porem poucos explicados analiticamente, isto ficou claro no conceito de Pivotar ou Perseverar.
em 26 de julho de 2017
Excelente livro. Mudou totalmente o que é minha visão do que é empreender. Leitura obrigatória para todos os empreendedores independente do ramo.

O livro trás una metodologia pronta de como administrar um negócio de forma a utilizar todos os recursos de forma inteligente a fim de conseguir um ciclo continuo de aprendizado.
em 20 de março de 2017
Minha avaliação sobre o conteudo de Startup Enxuta é de que esse livro aborda com perfeição o dia a dia de uma startup e de forma didática apresenta parâmetros para os empreendedores atuais seguirem em frente com seus projetos e novos negócios com técnicas totalmente aplicaveis e necessárias a esse modelo de negócio.

Excelente
em 22 de agosto de 2017
Esse livro tem mexido comigo, me fazendo rever conceitos de planejamento estratégico e ampliando minha visão a respeito do que é realmente ser focado no usuário/consumidor. Recomendo a todos que desejam inovar, planejar, empreender ou, como eu, estimular o aprendizado nessas áreas.
em 24 de agosto de 2017
Recomendo para quem está sendo arrastado por esta nova ideia ou quem pensa em mudar a forma de trabalho atual de suas empresas.
em 4 de novembro de 2017
Falando sob a perspectiva de alguém que está iniciando no mundo do empreendedorismo, acredito que esta seja uma leitura obrigatória para todos que se encontram nesta fase. O livro apresenta ideias que com certeza farão a diferença no desenvolvimento do seu negócio.