Amazon Prime Video Books eBooks eBooks Kindle Kindle Direct Publishing Kindle Paperwhite Kindle Unlimited Cloud Drive Photos TV Kitchen Informática Videogame Celular

AVALIADOR Nº 1em 12 de novembro de 2013
"Frankenstein" é o resultado de uma aposta entre uma inglesinha de 19 anos e Lord Byron. Ambos foram desafiados a inventar uma história de terror e Mary Shelley, a autora, criou um clássico do gênero gótico, enquanto que o manuscrito do afamado poeta ficou relegado ao esquecimento....

Na verdade, o livro é uma tocante narrativa sobre o preconceito e a solidão. Escrito entre 1816 e 1817, foi publicado no ano seguinte e revisado pela autora na terceira edição, considerada a definitiva e usada como base para traduções.

Pouca gente sabe que seu título original é "Frankenstein ou o Moderno Prometeu", pois assim como esse titã foi punido por Zeus, quando revelou o segredo do fogo à humanidade; seu protagonista, o jovem cientista Viktor Frankenstein, também recebeu seu castigo ao descobrir o mistério da criação da vida que é considerada de natureza divina. Aliás, o conflito entre o avanço da ciência e a religião também é um dos enfoques narrativos.

Uma confusão frequente é adotar Frankenstein, o sobrenome do criador, como o nome da criatura que sequer é mencionado. Também não há qualquer referência que ela seja produto da mutilação de cadáveres ou mesmo que veio à vida através de um raio.

Tais controvérsias foram introduzidas através das inúmeras adaptações sofridas pela obra nem sempre fidedignas. A própria aparência do monstro descrita no livro é singularmente diferente da imagem atual: sua pele é amarela ao invés de esverdeada e seus cabelos curtos com aquela "cômica" franjinha, na verdade, são lisos e compridos.

Finalmente, em 1994, foi lançada um filme homônimo, dirigido por Kenneth Branagh com ele mesmo no papel do cientista e Robert De Niro como a criatura. É a adaptação muito próxima do original e, sem duvida, merece atenção.
0Comentar| 9 pessoas acharam isso útil. Esta avaliação foi útil para você?SimNãoInformar abuso
em 4 de abril de 2017
Frankenstein me surpreendeu, primeiramente o livro é muito diferente do que acreditamos, nada de criador do topo de um castelo esperando o raio, não, aqui é bem mais simples (na verdade muito simples, a escritora não da muitos detalhes sobre a criação do monstro, mas ok, primeiro que este não é o foco do livro e segundo que ele foi escrito em 1818).
O destaque da obra sem dúvida é a humanidade do monstro, ele é sensível e carente, é impossível não se simpatizar com ele e ficar triste com oq ele se torna com os anos de exclusão. Enfim, a obra é fenomenal, os discursos batem bastante da tecla de criador e criatura e vida e morte, porém muito bem escrito! Os diálogos sempre envolvem muito. Um clássico da ficção científica que mais do que merece atenção!
em 31 de outubro de 2017
O livro é bom. Eu gostei porque é bem didático e a tradução também é super interessante. Eu indico esse livro para quem quer uma aventura fascinante.
em 11 de junho de 2014
Adorei! Quem pensa que Frankenstein é somente um livro de monstros e de suspense está completamente enganado, a condição de monstro de um dos personagens principais é somente a base sobre a qual a autora discorre sobre a natureza humana, tão magnânima e cruel ao mesmo tempo.
0Comentar| 10 pessoas acharam isso útil. Esta avaliação foi útil para você?SimNãoInformar abuso
em 13 de outubro de 2014
Simplesmente o melhor romance de todos! É de ler e viajar nos mais em detalhes incrível. Pena que demorei para saber que existia este livro. E o filme de 1994 é fiel ao livro, só que o livro detalha mais um pouco! nota 1000!!!!!!!!
0Comentar| 6 pessoas acharam isso útil. Esta avaliação foi útil para você?SimNãoInformar abuso
50 PRINCIPAIS AVALIADORESem 1 de setembro de 2015
Se você não está familiarizado com o conto real apresentada nesta brilhante obra literária, então ignore a interpretação feita por Hollywood.
É um triste, e tocante conto sobre abandono, preconceito, aceitação, e muito mais. Ao lê-lo você vai descobrir quem o verdadeiro monstro do conto é. E não é a pobre criatura apresentada, pois ele é fantástico.
E afinal, quem nunca ouviu falar em Frankenstein, um nome que é comum para a maioria das pessoas hoje em dia, vendo o tanto de adaptações que temos, mas poucas pessoas conhecem a história real de Frankenstein.
Este conto sombrio de Mary Shelley é sobre um jovem promissor que decidiu que ele tinha que descobrir como criar a vida, brincar de Deus. Quando ele finalmente desvenda este segredo, ele constrói um corpo para despertar com a vida.
No momento em que ele deu vida a sua criação, ele foi consumido com horror e remorso, e fugiu em vergonha.
Sua criação então solta, viveu na floresta durante meses, onde começou a aprender várias coisas. O monstro descobriu uma família que vive em uma fazenda pobre e se escondeu em uma parte não utilizada da sua casa por mais alguns meses, aprendendo a falar apenas assistindo eles. Finalmente, ele tomou coragem para enfrentá-los, mas acabou em desastre e ele foi enviado em execução. A partir daí o seu ódio pelo homem cresceu, e ele mata um garoto inocente da qual ele descobre que estava relacionado com o seu criador. Dr. Frankenstein encontrou o monstro, confrontou-o, e concordou em fazer dele um companheiro para que o monstro tivesse alguém em quem confiar. Depois de mais reviravoltas, o monstro se mata de remorso. Esta história arrepiante é um reflexo vivo de crenças marxistas pela autora. É uma história torcida e horrível, mas tem um divertimento nele. É uma grande obra de ficção, e um clássico. Um bom horror gótico de se ler.
em 19 de dezembro de 2016
Frankenstein ou o Moderno Prometeu (título original da obra) me surpreendeu bastante, pois eu imaginava que seria difícil tirar algum proveito dessa leitura. A imagem que temos é de um monstro com pouco domínio da linguagem, sem expressões e sem sentimentos, mas o monstro do livro é muito mais complexo, com a noção de pertencimento que todos os humanos tem. Ele sente a necessidade de fazer parte de alguma coisa e ser amado. Tudo isso é negado no momento em que é rejeitado por seu criador. Conhecendo apenas a dor e o sofrimento, é apenas isso que ele tem para retribuir. Essa é uma obra que vai muito além do terror, e nos fala sobre a importância de se ter um lugar na sociedade. Recomendo fortemente a todos!
em 6 de julho de 2015
Gostei do livro. Tive vontade de ler o livro outras vezes, estava curioso com a narrativa bem diferente de filmes sobre o monstro .
Acho que a autora não foi descritiva na concepção do mostro. Mas levamos em consideração a epoca do mesmo. E creio que mesmo
isso não decpciona. Ela soube fazer muito mais um retrato do ser humano e suas dificuldades do que exibir o monstro criado por Victor.
Acredite, ainda temos muito daquela epoca em nossa sociedade .
em 1 de abril de 2015
Eu gostei muito do livro, é um clássico, por isso escolhi este título. Deixou um pouco a desejar o fato que não existe nenhuma explicação para a criação do "monstro", é perdoável devido a época que o livro foi escrito. Vale a pena ler.
em 30 de outubro de 2016
A obra faz com que reflitamos sobre a responsabilidade em se trazer pessoas à vida. Todas as pessoas que desejam ter filhos deveriam ler esse livro. Ademais, a crítica social contida na narrativa é contundente e atual.