Amazon Prime Video Books eBooks Kindle eBooks Kindle Kindle Direct Publishing Kindle Paperwhite Kindle Unlimited Cloud Drive Photos Electronics Kitchen Computers VideoGames Wireless

1000 PRINCIPAIS AVALIADORESem 10 de outubro de 2017
A leitura após certa idade distrai excessivamente o espírito humano das suas reflexões criadoras. Todo o homem que lê demais e usa o cérebro de menos adquire a preguiça de pensar.
em 17 de novembro de 2017
Encontrei dificuldade em apreender adequadamente a dinâmica do discurso. Por se tratar de obra relevante busquei interpretações da mesma, na internet, que contribuíram para melhorar o entendimento.
em 12 de novembro de 2017
O amor foi e ainda é tema de pensamentos, suspiros e supostas regras de sua concepção e entendimento. Neste livro Platão transcreve a preocupação filosófica em explicar o talvez inexplicável.
10 PRINCIPAIS AVALIADORESem 24 de novembro de 2016
“O Banquete” situa-se, dramaticamente, no ano de 416 a.c., quando Platão tinha apenas 13 anos. Se o banquete, de fato, ocorreu àquela época, Sócrates estaria com 53 anos, e Alcibíades detinha bastante poder político em Atenas, em um momento histórico que correspondia a Guerra do Peloponeso. A própria realizado do banquete é, igualmente, dúbia, conquanto impossível. O jovem trágico Agáton promove a festa a fim de celebrar o sucesso de sua primeira peça em um festival de teatro em Atenas. Presente, além de Agáton e Sócrates, encontra-se Aristófanes, Alcibíades, Fedro, Pausânias e Erixímaco. São três os discursos mais importantes – de Aristófanes, Sócrates e Alcibíades.

Aristófanes argumenta que o amor é o desejo e a busca do todo, que constitui uma criatura grotesca, de duas cabeças, quatro braços e quatro pernas. Pedaços desesperados, corremos a esmo, procurando a nossa outra metade. Zeus, por castigo, separou-nos em partes, e ansiamos por nos tornar, novamente inteiros.

Sócrates recorre a um mentor: a sábia Diotima, supostamente, uma sacerdotisa, mais provavelmente, uma ficção criada por Platão. Ela refuta Aristófanes, que pretende protestar, mas, no momento em que vai fazê-lo, chega Alcibíades, um tanto embriagado, observando, de modo sagaz, que o amor não pertence nem à metade, nem ao todo, mas apenas ao Bem. A beleza de um belo mancebo, em última instância, conduz o amante a uma escada que deve ser subida.

De vez que “o amor” vem a ser sinônimo de “filosofia”, determinado objeto – qualquer rapazola – fica para trás, no degraus inferiores, e aquele que busca ascende à revelação, à beleza estonteante que corresponde ao Bem, argumenta Sócrates. Constata-se aqui o êxtase da originalidade na doutrina de Diotima, em que o amor é transformado em ambição de gerar a Beleza, como um filho. A filosofia supera a poesia, gera (por assim dizer) a poesia, e alcança a imortalidade da alma, ao contemplar, finalmente, não a poesia ou a Beleza, mas a Forma do Belo.

Quem encerra o banquete é Acibíades, em uma aparição cômica e maravilhosa, conduz-no de volta ao paradoxo de Sócrates. Sócrates, diz ele, é um sileno, ou a estátua de um sileno: externamente, grotesca, mas, internamente, repleta de belas imagens do divino. Sileno, espírito ligado a Dionísio, o deus da mímica, está além da condição de humano e, por associação, o mesmo pode ser dito de Sócrates, o primeiro filósofo verdadeiro. Entretanto, ironicamente, Sócrates apenas finge estar apaixonado por Alcibíades ou outros belos jovens. Antes, é “ele” o objeto do desejo desses jovens, que, no extremo, encaram-no como a forma do Bem. Eis a perfeição do paradoxo socrático. Ele encarna o ideal: amá-lo é amar a sabedoria, e, portanto, aprender a filosofar.
em 26 de agosto de 2014
Como não beber da fonte do conhecimento ocidental? Ainda que com ideias que não mais fazem parte da cultura ou ciência contemporânea, é fascinante ver o contexto nos quais se fundaram a nossa sociedade. O contexto social da Grécia antiga também fica evidente nessa obra.
Ao discutir o "Deus" Amor, os personagens evidenciam que o que entendemos hoje como moderno, não o é, como a convivência pacífica com o homossexualismo, não apenas tolerado, mas até estimulado na sociedade de então como fonte de conhecimento e legítimo instrumento para troca de interesses intelectuais ou financeiros.
em 11 de abril de 2014
Quando cursava o curso clássico, nos anos 60, tinhamos aulas de filosofia. Li nessa ocasião esse livro interessante. Agora, ao reencontrá-lo na Amazon em e-book. baixei e o reli recordando os ensinamentos ali contidos. Recomendo a todos que gostam de filosofia.
em 19 de maio de 2015
Edição genérica.
Tradução suspeita, erros vulgares de ortografia, diagramação, etc.
Te obriga a comprar a obra academicamente chancelada e impressa.
0Comentar| 7 pessoas acharam isso útil. Esta avaliação foi útil para você?SimNãoInformar abuso
em 13 de abril de 2014
Leitura difícil, mas encantadora. Fiz um trabalho sobre o banquete na PUC do Rio de Janeiro e fiquei encantada. Estou adorando. Aliás, para mim foi uma surpresa ver esse livro no Amazon. Sou fã incondicional da Amazon.
em 22 de julho de 2014
A visão platônica do belo e do bom que se fundem, é apresentada neste particular diálogo, em que cada convidado coloca sua contribuição, com distintas aproximações no assunto. Tem passagens memoráveis de discussões, que há dois mil e quinhentos anos reverberam em nós acerca do que é o amor e a beleza.
em 23 de outubro de 2015
O Banquete, de Platão, é uma obra muito rica. Que deve ser lida, relida e lida novamente. Várias vezes. Os diálogos dos personagens, principalmente sobre o amor, são bem atuais. Se você conseguir entender e trazer alguns dos conceitos para o dia a dia, será um grande homem.