amazon-prime-video Books eBooks Kindle eBooks Kindle Prêmio Livro Reportagem br-kindle Cloud Drive Photos Electronics Fire TV Stick home_improvement home_kitchen Office Computers VideoGames wireless

50 PRINCIPAIS AVALIADORESem 19 de abril de 2017
Esse foi o primeiro livro (peça) que li de Shakespeare. Em muitos diálogos há grandes reflexões, gerando, em partes da obra trechos bastante filosófico. Há ainda certa poesia na escolha das palavras – apesar de ser uma tradução – podemos perceber a rima de certos trechos.
No livro o Judeu é descrito como um ser avarento e desmerecedor de amizade, o estereotipo que todos apontam. O que nos remete àquela época e vemos como desde sempre este povo foi perseguido, pois até sua filha abandona sua religião como um infame estigma que lhe marque a fronte. O judeu, que quer vingança, afirma que Antonio, o mercador, já o humilhou e escarneceu de suas atividades, como um ser, não diferente dos demais, como ele afirma, deseja lhe impetrar tudo que sentiu na pele. De forma que nos questionamos: ele é avarento porque é judeu ou ficou avarento por ser judeu? Pois, num local em que você é desprezado o tempo inteiro, o único desejo que uma pessoa pode ter é de se elevar acima de seus algozes.
Não pretendo defender as atitudes nem o comportamento do judeu, apenas me parece que ele é mais vítima daquela sociedade do que vilão.
Como sempre ouvi falar das tragédias de Shakespeare, pensei que esta fosse, mas está mais para uma comédia, e de fato, há partes engraçadas. Mas a melhor parte da obra é de longe o monólogo do judeu, um discurso contra o preconceito escrito com maestria, que nos toca profundamente. Sugiro a quem não tiver interesse pelo livro, ao menos procure o monólogo na internet, pois vale a pena ser lido e relido. Em uma das cenas percebe-se uma inspiração para Suassuna, em uma das cenas de O Auto da Compadecida.
Algumas citações que achei que vale a pena replicar :
“Suas ideias razoáveis são como dois grãos de trigo em dois alqueires: gastais um dia inteiro para encontra-los, mas, uma vez achados, não compensam o trabalho.”
“É-me mais fácil ensinar a vinte pessoas como devem comportar-se, do que ser uma das vinte, para seguir a minha própria doutrina.”
“Em tudo é o mesmo. Quem sai de um banquete com o apetite que, ao sentar-se, tinha? Qual é o cavalo que a tediosa pista de volta mede com o ardor tão vivo que ao partir revelava? Sempre pomos mais entusiasmo no alcançar as coisas, do que mesmo em gozá-las.”
em 31 de maio de 2014
Fiquei na dúvida se dava três ou quatro estrelas (como é difícil fazer as avaliações, os valores deveriam ser de 1 a 10 para serem mais justos), porém dei três estrelas, se pudesse dava 3 e meio, não é um livro curto, mas também não é muito longo, e bem redigido e formatado para o Kindle e a história prende a atenção do leitor, de 1 a 10 mereceria um 7.
em 15 de maio de 2016
Peça rica, com toda a ironia e humor dos grandes textos de Shakespeare. Pórcia é personagem cativante e Shylock representa como ninguém a mesquinharia humana. Pela argumentação, texto interessante para juristas também.
em 18 de fevereiro de 2018
Resolvi comprar Sebo pela primeira vez na vida, adorei. Livro muito bem conservado, chegou antes do prazo dado pelo site. Ninguém diz que é Sebo, livro intacto. Voltarei a comprar outros Sebo
em 24 de setembro de 2014
Essa obra e magnifica, Shekespeare articulou uma trama inteligente e de grande bagagem moral e filosofica; ainda mais dando a figuras femininas um destaque de grande importancia no enredo. Valeu a pena!
em 25 de junho de 2014
Queria verificar que aspectos da cidade abordava, o cotidiano, a convivnencia das pessoas.
As abordagens, interessantes. A trama requer atenção pois são muitos personagens para uma história curta.
Leitura agradável, porém, em determinado ponto, penso que faltou algo. Pareceu-me que não tinha mais assunto e.... acabou.
em 18 de fevereiro de 2016
Recomendo a leitura a todos, um livro excelente. É uma história polêmica que relata o conflito de um cristão virtuoso, disposto a tudo pelos os amigos, e um agiota judeu.
em 12 de julho de 2014
Livro muito bacana, de difícil leitura, atualíssimo. Pena que muito antisemita. Vale a pena ler. Mas não conte para os amigos que leu, eles vão te achar mala.
em 18 de novembro de 2014
Mais uma obra imperdível do grande Shakespeare. Os diálogos são envolventes e precisos, como necessário para uma peça. Nada mais a acrescentar...
em 6 de agosto de 2014
Uma bela e bem contada estória. Cativante e inteligente.
O melhor são os diálogos, muito bem escritos.
Leitura fácil e agradável