Books eBooks Kindle eBooks Kindle Kindle Cloud Drive Photos Electronics Fire TV Stick home_improvement home_kitchen Office Computers videogames wireless

10 bilhões

em 16 de dezembro de 2017
Com o crescimento populacional a terra terá até o ano 2100 entre 10 e 28 bilhões de habitantes. Com o tipo de vida que o homem ocidental leva: consumir mais, será necessario mais alimentos, mais água para uso na agricultura, mais energia para manter o nosso modo de vida. Tudo isto resultará em mais poluição que vai alterar drasticamente o clima e o meio ambiente. A consequência será desmatamento de áreas para agricultura, escassez de água. Na visão do autor a duas saidas: Avanço tecnológico para resolver os problemas. A outra solução é o ser humano mudar de comportamento, consumir menos recursos materiais e energia. Fora destas duas opções, o futuro da espécie humana será trágico.
em 30 de outubro de 2014
O livro é bom, mas para um assunto de tal importância na nossa contemporaneidade, achei o livro pouco desenvolvido. Mas no decorrer da leitura, percebi que Emmott escreveu de uma forma simplificada justamente para facilitar a leitura para mais pessoas, praticamente um livro didático: pequeno, simplificado, mas chamativo. No final consegue alcançar sua proposta: alarmar o leitor sobre os problemas desencadeados pelas políticas contemporâneas.
em 20 de novembro de 2015
Gostaria de externar a minha decepção em relação ao projeto gráfico deste ebook, embora tenha comprado por apenas R$ 3,47 merecia uma edição com mais esmero.
em 13 de julho de 2016
Existem dois fatos que comprometem a sobrevivência da espécie humana (talvez a de todas as espécies) na Terra:
1) o crescimento acelerado do número de seres humanos
2) o desejo das pessoas de terem uma vida mais confortável e próspera
O item 1 é normalmente ignorado, talvez por força de influências religiosas (crescei e multiplicai-vos). Toda vez que
se fala que a crescente população humana é um perigo incontornável para o planeta, surgem sempre vozes que proclamam
que Malthus, o pessimista, está errado e que suas previsões não se realizaram. Bem, estão se realizando agora. As técnicas
necessárias para manter a enorme população humana estão exaurindo os recursos do planeta e modificando o nosso meio-ambiente.
O item 2 tem como resposta a tentativa de convencer as pessoas a se contentarem com menos e a distribuir melhor o que já existe, vide a recente Encíclica do Papa. Apesar de razoável, nenhum político que pregue que as pessoas devem se contentar com menos e abrir mão de seu seu padrão de vida por outro mais pobre tem alguma chance de ser eleito.
A China entendeu claramente o problema, mas a sua política do filho único só pode ser implantada em um país totalitário, além de ser humanamente repugnante. Resta o planejamento familiar, em que os casais decidem esclarecidamente quantos filhos querem ter e dispõem dos métodos necessários para fazê-lo.