Amazon Prime Video Books eBooks eBooks Kindle Kindle Direct Publishing Kindle Paperwhite Cloud Drive Photos TV Fire TV Stick Kitchen Informática Videogame Celular

A cartuxa de Parma

em 22 de fevereiro de 2016
Assim como "O Vermelho e o Negro", do mesmo autor, "Cartuxa de Parma" é um livro imperdível. A obra dá uma aula de história e traz uma trama que instiga o leitor a "devorar" incessantemente as mais de seiscentas páginas da edição. Para mim, Stenthal é um dos melhores escritores que eu já li.
0Comentar| 14 pessoas acharam isso útil. Esta avaliação foi útil para você?SimNãoInformar abuso
em 6 de janeiro de 2015
Não foi a toa que Nietzsche considerava Stendhal, ao lado de Dostoievsky, os grandes e verdadeiros psicólogos que a Europa havia conhecido!
0Comentar| 11 pessoas acharam isso útil. Esta avaliação foi útil para você?SimNãoInformar abuso
em 30 de agosto de 2017
Saborosíssimo! Stendhal é um verdadeiro mestre. Em "A Cartuxa de Parma", na minha opinião de simples leitor, ele chega no seu auge, mesmo "O Vermelho e o Negro" sendo outro livraço dele! Os fãs de Machado de Assis encontrarão no autor francês uma de suas maiores referências.
em 10 de julho de 2015
Esplendido! Um dos melhores livros que li. Aconselho a ler também O VERMELHO E O NEGRO. Sthendal é um grande escritor!
0Comentar| 7 pessoas acharam isso útil. Esta avaliação foi útil para você?SimNãoInformar abuso
10 PRINCIPAIS AVALIADORESem 21 de maio de 2015
Cartuxa de Parma não é um romance histórico, embora pretenda sê-lo, assim como Romeu e Julieta (cuja influência em Cartuxa é profunda). Cartuxa é uma tragédia, ainda que Stendhal, de uma ironia sempre fascinante, jamais se submeta ao sentimento trágico. O começo da obra é bem alegre, com a vitória dos jovens exércitos de Napoleão, em 1796, na Itália. Se Stendhal tinha uma paixão, além da volúpia frustrada que sentia por certas mulheres que o evitavam, era pelo idealismo Napoleônico. O fruto desse idealismo é um herói romântico criado por Stendhal – Fabrício --, jovem e garboso (gosto desta palavra) pilantra, propenso a desastres, querido de uma tia por afinidade (não de sangue), a fascinante e briosa Gina. Esta, por sua vez, é amada pelo gentil e maquiavélico Mosca, ministro do Príncipe de Parma. Fabricio, porém, ama Clélia, filha de seu carcereiro, a sua Julieta. A frustação é grande, e geral, a não ser da parte do leitor, que se diverte com os dois triângulos: Mosca/Gina/Fabrício e Gina/Fabrício/Clélia. O CENTRO DA ATENÇÃO DE STENDHAL E, PORTANTO, O FOCO DO ROMANCE É A PAIXÃO NÃO CORRESPONDIDA DE GINA, pois ela é a personagem mais notável e bem acabada do romance. Gina é a glória da carreira literária de Stendhal; a grandeza dela fica mais evidente do que nunca durante o diálogo com o amante, Conde Mosca. Ela afirma a inocência e o desespero que sente por Fabrício:
(...) amo-o por instinto(...) Amo sua coragem tão simples e tão perfeita, que, pode dizer-se, ele próprio ignora (...) comecei a ver (em meu sobrinho) uma graça perfeita. Sua grande alma revela-se (...) Enfim, se ele não é feliz, tampouco eu o posso ser.
Nossa vontade é ver Fabricio e Gina Juntos, e felizes, mas sabemos que não pode ser assim. Em suma, Cartuxa é o romance ideal, insanamente racional, que poderia levar à loucura um leitor apático. Melhor obra de Stendhal na minha opinião de leitor.
0Comentar| 6 pessoas acharam isso útil. Esta avaliação foi útil para você?SimNãoInformar abuso
em 5 de outubro de 2016
embora com passagens extremamente impensáveis ,o protagonista cria situações inusitadas e sempre se sai bem das encrencas por ele criadas
é só rindo dos desfechos criados pelo autor
1000 PRINCIPAIS AVALIADORESem 25 de maio de 2016
Dos livros de Stendhal, esse é um dos mais fracos, ao gosto dos romances baratos da época, tratando das aventuras amorosas de um rapazinho e sua tia libertina. Se dependesse só desse título, o autor nunca seria lembrado.

O livro de Moriarty