Books eBooks Kindle eBooks Kindle Kindle Cloud Drive Photos Electronics Fire TV Stick HI home_kitchen Computers VideoGames Wireless

500 PRINCIPAIS AVALIADORESem 5 de setembro de 2015
O livro é uma biografia da empresa Amazon.
Dá para se argumentar, entretanto, que seja uma biografia de seu fundador, o empreendedor visionário Jeff Bezos. O livro dá informações de sua vida, de sua infância e de sua família. Enfim, conta sua história.
O motivo porque afirmo que a biografia é mais da empresa que de seu dono é porque o grande drama da maior parte do livro diz muito mais respeito aos desafios enfrentados pela empresa do que à vida pessoal de Bezos. O histórico de Bezos foi bem documentado no livro e o autor foi diligente e competente em sua pesquisa, entretanto li o livro inteiro e acho que aprendi um tanto razoável sobre a história e a visão da Amazon e que sei muito pouco sobre a vida pessoal de seu fundador.
Isso por si só não é fator positivo nem negativo, apenas uma informação.
A história da empresa é, na verdade, fascinante. Foi uma empresa sobrevivente, uma pequena que concorreu com gigantes, que passou pela crise das pontocom, de que restaram poucos sobreviventes e que dominou um mercado após o outro, com uma sede de expansão incrível. A empresa dominou primeiro o varejo de livros pela internet, depois o serviço de computação em nuvem e o mercado de leitores eletrônicos. Além disso, passou a concorrer não somente com varejistas, mas com as próprias editoras de livro. O outrora azarão é hoje a 15ª pessoa mais rica do mundo. Tudo isso perseguindo a incansável visão de Bezos de proporcionar o máximo possível de valor ao cliente. Essa visão é um verdadeiro norte, na prática mesmo, para suas ações, e é ressaltada diversas vezes ao longo da leitura.
O ponto fraco do livro está na superficialidade com que trata a expansão da empresa. O autor não deixa passar nenhum dos maiores empreendimentos - varejo de livros, loja virtual para terceiros, computação em nuvem, centros de distribuição, kindle e aquisições agressivas -, mas sinto que somente um livro longo poderia acertar na quantidade de detalhes sobre toda essa saga. Acredito que esse livro foi redigido para ser um best seller e que, por isso, não era conveniente fazê-lo muito longo. Eu gostaria de ter lido mais.
O ponto forte: ao contrário da maioria das biografias de empreendedores notáveis, o autor Brad Stone não peca pelo excesso de reverência. Pelo contrário, ele mostra de forma crua o quanto Bezos é capaz de ser anti-ético com parceiros e competidores. É claro que a ética é muito questionável e que Bezos talvez esteja prejudicando grandes empresas em prol do grande público, mas é difícil terminar a leitura com tal visão romântica, ingênua. A impressão que tive é de que Bezos é capaz de atropelar seja quem for em prol de seus objetivos e que, se o grande público vier a representar um obstáculo, então vai penar também.
Esse ponto do livro é digno de muitos elogios, pois é muito comum que biografias de grandes empreendedores sejam chapa branca, elogiosas, bajuladoras. E a verdade mais provável é que quase ninguém atinge um nível altíssimo de sucesso com espírito nobre, mas sim com uma feroz competitividade. Esse livro não maquia os comportamentos de Jeff Bezos.
0Comentar| 21 pessoas acharam isso útil. Esta avaliação foi útil para você? Informar abuso
50 PRINCIPAIS AVALIADORESem 30 de junho de 2016
Minha nota aqui só não é 5 porque:

Apesar de desde o inicio o autor Bard Stone deixar claro que a narrativa fora escolhida pelo próprio Bezos - mas também não deixar claro se assim mesmo ele já escreveria dessa forma - eu não gostei, pois ele vai e volta nos anos muitas vezes, não seguindo os anos cronologicamente como eu acho que seria melhor. Stone conta as histórias importantes na ordem que julga ser apropriada, então acontece muito de pessoas que tecnicamente na biografia já não deveriam mais aparecer por já terem sua aparição contada e encerrada - muitas vezes com seu afastamento da empresa - voltam a aparece!

Pra quem não é bom em guardar nomes igual eu, precisei voltar paginas varias vezes pra lembrar quem era a pessoa que ele voltava a citar no livro, com medo de me confundir com outros.

Mas gostei...

De saber melhor ainda quem realmente é Jeff Bezos, de ver quem realmente esse cara é, que pra mim até então era um ser desconhecido. A biografia conta muito bem os comportamentos dele, como gerenciou a empresa desde o inicio até então, e não deixa passar detalhes importantes da história dessa empresa maravilhosa.

Pra quem gosta de ler biografia, essa é muito interessante, deixando a gente a par de situações contadas por exemplo na de Steve Jobs que se encaixam aqui. Apesar da minha critica quanto a narrativa, a leitura flui e muito bem, é bem gostoso de ler, só não é bom pra quem tem memoria ruim. Terminei de ler em cinco dias tranquilamente fazendo a leitura apenas a noite, vale a pena. Recomendo.
0Comentar| 4 pessoas acharam isso útil. Esta avaliação foi útil para você? Informar abuso
100 PRINCIPAIS AVALIADORESem 17 de agosto de 2016
Interessante ver a determinação e inteligência de Bezos para criar e alavancar a Amazon. Diversas vezes me vi com raiva dele pela postura arrogante, prepotente e muitas vezes desproporcional, levando funcionários a exaustão e medidas predatórias.
No entanto, a inteligência de Bezos é admirável, criando processos curiosos como a obrigatoriedade de escrever a próprio punho um texto para apresentar sua ideia antes de qualquer reunião.
O apêndice ainda nos traz os principais livros que Bezos e os executivos da empresa leram e admiram. Bezos criou o clube do livro na Amazon onde ele e os executivos se reuniam frequentemente para debater sobre os livros lidos, com o propósito de aplicar os conceitos na Amazon.
500 PRINCIPAIS AVALIADORESem 10 de setembro de 2017
- Nao achei a escrita fluida. tanto entre capítulos e dentro de cada um, apesar de ser claro o avanço cronológico, eu senti que isso era feito com constantes rompantes temporais, que saltavam por tempo demasiado em outros anos. no final das contas , parecia um conjunto de artigos organizados cronologicamente em muitos momentos. isso me pareceu prejudicar o autor a contar uma grande historia que abraçasse todo o livro
- amazon parece de fato feita ao redor do jeff . pouca independencia estrategica e gerencial da amazon
- cultura duvidosa de longo prazo . tenho minhas dúvidas sobre a saúde dessa cultura de combate no longo prazo. ao mesmo tempo que acho interessante essa cultura, pois favorece que as melhores ideias sobrevivam em uma espécie de seleção natural dos negócios.
- ideias como reuniões que comecam com 6 páginas ao invés de ppts parecem promissoras. e apresentar projetos através de notas publicas é uma otima maneira de checar se sua ideia faz de fato sentido para o cliente
- a amazon parece ser constantemente recheada de símbolos que traduzem seus valores, seja o tênis surrado para quem tentou fazer algo que foi além pela companhia, às portas como mesa, às vagas de estacionamento ao invés dos tickets de transporte público (que teoricamente estimularia os funcionários a saírem em horários determinados estabelecidos pelo transporte municipal) ou a falta de subsídio em snacks na empresa.
- parece ter uma uma consciência do jeff em relação a essa imagem da amazon não ser cool - com cultura de embate , e outras características que o faz ser mais vista como uma microsoft do que como uma apple ou google (em questão de reconhecimento no mercado)
- por isso esse livro me fez perguntas sobre o futuro da amazon. sera que ela terá uma melhor imagem no futuro e, outra coisa: talvez até mais que a apple com steve jobs, a amazon eh muito dependente do seu fundador. ao mesmo tempo que esse eh o seu diferencial, isso pode ser um grande império fundamentado em cima de apenas uma pilastra.
- esperava encontrar nesse livro algum parceiro que o acompanhou ao longo dessa jornada. apesar de , com certeza, terem varias pessoas que participaram como seu nraco direito, nao preve que teve um que o aconpanhou por muito tempo.
- um dos pontos mais surpreendentes de Jeff passa por refletir que o fundador de garagem teve que estimular diferentes capacidades a medida que a empresa ia alcancando novos patamares e visualizando novos desafios. o mercado global, novos negocios como cloud computing e midia digital, funcionarios com skills diferentes entre o final do sec xx e inicio do sec xxi. todos desafios incrivelmente complexos que seja no inicio ou no tempo mais atual, ja passou pelo foco do seu fundador.
em 12 de dezembro de 2017
O livro apresenta histórias sobre a Amazon que coloca o leitor numa posição de “Ame-a ou deixe-a”.
Me incomodou um pouco algumas passagens que não seguem uma ordem cronológica exata e acabam confundindo o entendimento da narrativa, mas o livro cumpre seu papel de apresentar a história de uma empresa empreendedora, que através de seu líder sempre pensou a longo prazo e moldou em muitos aspectos a forma como consumimos produtos hoje e continua moldando o futuro da tecnologia.
em 26 de novembro de 2017
O livro fala mais da personalidade de Jeff Bezos e de sua história pessoal do que da Amazon em si, embora seja difícil desvincular o CEO da empresa. Um ponto muito interessante abordado no livro é a estratégia da Amazon para enfraquecer concorrentes (vale a leitura da parte 3). Outro ponto de destaque é a descrição sobre como Bezos trata os funcionários. Discussões éticas à parte, é notório que ele conseguiu com sua equipe, ao longo dos anos, resultados formidáveis.
500 PRINCIPAIS AVALIADORESem 31 de dezembro de 2017
Estava na fila de um supermercado, como estava demorando muito, peguei meu celular abri o kindle e comecei a ler este maravilhoso livro. Depois que comecei fui ficando cada vez mais curioso para ver a historia e os bastidores da melhor loja que conheço!!! Realmente é inspirador, uma leitura agradável e mostra o quanto Jeff Bezos lutou para construir uma loja de tudo, e não apenas isso, mas como mudar profundamente a forma de fazer compras.
em 26 de maio de 2014
Gostei bastante por, ao meu ver, mostrar de forma isenta a saga da Amazon e os erros e acertos de seu fundador. Para mim fica a lição de que a execução é o segredo do sucesso. É certo que há necessidade de planejamento, de cercar-se de pessoas competentes e sorte. Mas isso é irrelevante se a execução for deixada de lado.
0Comentar| 13 pessoas acharam isso útil. Esta avaliação foi útil para você? Informar abuso
500 PRINCIPAIS AVALIADORESem 16 de fevereiro de 2018
Li este livro em poucos dias, em vários momentos da narração eu imaginava as cenas das situações apresentadas, pois o autor foi bastante detalhista em escrever esta obra, mas existem alguns momentos do livro que achei a cronologia da história e dos eventos um pouco confusa. Ao concluir a leitura do livro fiquei com uma impressão negativa do fundador da Amazon, Jeff Bezos, ele é egoísta, orgulhoso, frio e rude com seus funcionários, a impressão que tive é que ele usa o objetivo de conquistar algo bonito e desejável por qualquer consumidor de produtos e serviços disponibilizados na Internet (que é disponibilizar produtos com os menores preços para os clientes, atender esses clientes com excelência e de maneira exemplar, entregar os produtos quase que minutos depois da compra) como motivo justificável para ele escravizar seus funcionários. Jeff Bezos acha normal que os seus funcionários trabalhem muitas horas durante 24 horas, que eles devem priorizar o trabalho e não a família, enfim, sei que aqui eu deveria está avaliando só o livro e não necessariamente alguém que é falado no livro, mas não poderia deixar de registrar aqui minha opinião que formei com relação a personalidade do Jeff Bezos, eu achava que ele era mais "humano" com seus subordinados, mas tive essa minha expectativa frustrada, na verdade ele se sente um deus dentro da Amazon. Com relação a minha opinião sobre o livro, eu já dei ela nas minhas frases iniciais desta avaliação, só não registrei 5 estrelas (registrei 4), pois em alguns momentos fiquei confuso com a forma em que o autor apresentava os fatos, pretendo reler o livro mais um vez, pois é interessante saber como esta empresa que em breve conquistará o status de organização com o maior valor de mercado do mundo, surgiu e cresceu. Hoje, poucas horas antes de escrever esta avaliação, fiquei sabendo através de uma notícia que a Amazon se tornou a terceira empresa com o maior valor de mercado do mundo, colocou a Microsoft no quarto lugar, o objetivo da Amazon (e sei que irá conseguir) é tomar o segundo lugar que pertence atualmente ao Google (Alphabet) e depois conquistar o primeiro lugar que hoje pertence a Apple. Acredito que isso acontecerá ainda em 2018 ou no máximo em 2019. Enfim, sugiro que você leia o livro.
em 13 de janeiro de 2018
Imaginei que o livro seria bastante parcial contanto a história da Amazon. No entanto, me surpreendi pelo autor citar muitas das coisas nem tão boas que tornaram a Amazon a "loja de tudo". É uma narrativa que mostra bem como a Amazon é agressiva e impiedosa no mercado, utilizando de todo o seu poder econômico para simplesmente esmagar engolir não apenas a concorrência, mas os próprios parceiros comerciais (com o objetivo de entrar em novos mercados). Ao mesmo tempo, é uma pequena biografia de Jeff Bezos, que ao longo de toda a trajetória da Amazon se mostrou muito focado e persistente nos seus objetivos, custasse o que for.