amazon-prime-video Books eBooks Kindle eBooks Kindle Prêmio Livro Reportagem br-kindle Cloud Drive Photos Electronics Fire TV Stick home_improvement home_kitchen Office Computers VideoGames wireless

500 PRINCIPAIS AVALIADORESem 16 de setembro de 2015
Esta obra de Pondé é sensacional. Em capítulos curtos e independentes o autor vai proseando uma variedade de temas. Pondé sempre problematiza as situações e nos coloca contra a parede todo tempo com sua argumentação irônica, contemporânea, mas sempre precisa, exata. Ele retrata com fidelidade o nosso tempo e as relações humanas, realçando os matizes que são em essência permeados pela hipocrisia em todos os segmentos. Pondé é impiedoso em sua crítica acerba. Ele escancara e escracha a superficialidade das relações de uma sociedade que se considera tão moderna mas que, ofuscada pelas luzes do tecnicalismo se perdeu em grandes futilidades. Pondé não esconde sua relação muito estreita com Nelson Rodrigues de onde, não nega, sorve grandes goles de inspiração. A Era do Ressentimento não é para apenas uma leitura. É obra para ser revisitada com regularidade. Leitura agradável, que fala do nosso cotidiano e lança luzes para enfrentar as idiossincrasias da sociedade contemporânea. Excelente livro.
50 PRINCIPAIS AVALIADORESem 5 de fevereiro de 2016
Eu gosto muito do Pondé. Esse é o primeiro livro dele que leio com um tema mais bem definidos (o outros eram coletâneas de ensaios diversos).

Eu posso dizer que concordo inteiramente com sua tese principal. A civilização ocidental se meteu em um beco sem saída, criando seres extremamente mimados e pouco efetivos em termos evolutivos. É uma cultura que não tem como se manter a longo prazo, e que será, assim como os gregos, absorvida pelos bárbaros que atacam nossos portões.

O problema do livro é que, apesar de curto, ele tem muitas redundâncias. Entendo que alguma repetição seja importante para esclarecer os conceitos. Mas isso acontece demais em um livro que pode ser lido em um dia.

Gostaria de ver o Ponde escrevendo algo mais longo. Mas mantendo a objetividade.

Dito isso, é um bom livro, de leitura rápida. Concordando ou não, vai te fazer pensar.
500 PRINCIPAIS AVALIADORESem 30 de agosto de 2017
O autor levanta muitas questões sobre a sociedade atual e a maneira como nos relacionamos, a busca por significados na vida e o que o futuro nos reserva. As hipóteses levantadas sobre os estudos da atualidade por futuras gerações é realmente interessante. O que me incomodou foi o tom meio machista e conservador do autor - volta e meia ele fala sobre o feminismo como uma mazela contemporânea, atribuindo a culpa de várias questões à emancipação das mulheres, dos gays etc. O livro não é de todo ruim. Vale mais pelas reflexões provocadas do que qualquer coisa.
500 PRINCIPAIS AVALIADORESem 21 de junho de 2018
O Luiz Felipe Ponde foi um dos primeiros pensadores à direita que tive contato, então a verdade é que ler este livro foi como retornar às raizes. Quando conheci o filósofo, no "Guia Politicamente Incorreto da Filosofia" e na coluna semanal da Folha de São Paulo, fiquei impressionado com seu estilo ácido e direto, com visíveis influências de autores como Nietzsche, Nelson Rodrigues, Theodore Darlymple e muitos outros. E neste livro não é diferente. Aqui o Ponde usa a sua fórmula clássica de escrita em aforismos para fazer uma análise da cultura de ressentimento que tomou o inconsciente coletivo - mesmo que esse ressentimento nos torne incapazes de reconhecer que o universo não se curva aos nossos desejos. Em suma, esta leitura foi excelente.
em 13 de março de 2018
Admiro a coragem do autor ao falar suas conclusões. Obviamente seu estilo não busca reconhecimento midiático nem aprovação dos patrulheiros do politicamente correto. Mas sinceridade e honestidade são moeda rara no nosso meio, isso não lhe falta.
500 PRINCIPAIS AVALIADORESem 7 de janeiro de 2015
Aborda com muita didática, a existência humana com com toda sua mazelas. Ele tem um talento fantástico para tratar de assuntos considerados intocáveis pelas convenções impostas pela "sociedade ressentida". Critico mordaz do "Establishment" em todas as direções. Fui professor de Filosofia e aconselho a leitura.
em 12 de março de 2015
Gostei muito, traça considerações e reflexões muito interessantes e oportunas. Leitura recomendável para jovens e adultos, pois, nos impulsiona a uma avaliação pessoal, familiar e social, enfim mexe com nossas maneiras de ver e viver a vida. Nos motiva a repensar nosso presente, a sair da zona de conforto, ousando inovar o presente e planejar melhor o futuro.
em 18 de fevereiro de 2018
Pondé é fantástico. Dá vontade de ler, ouvir e assistir tudo o que esse homem fala.

Livro que te dá vários insights e críticas sobre o contemporâneo, principalmente sobre as pessoas. Leitura gostosa, rápida, divertida e didática. Sou suspeito para falar do Pondé. Leiam sem moderação.
em 10 de novembro de 2017
O livro parece ser arrogante e prepotente (e é de fato ) mas de certa forma Pondé diz a verdade , verdade essa que você leitor não diria em uma roda de amigos e tem uma linha tênue entre ser machista (ou não?) ....muitos irão se sentir ofendidos .e muitos representados , é um tapa na cara e olha que não sou nem um pouco ressentido !
em 13 de janeiro de 2017
Escolhi esta classificação porque o livro apresenta essa característica central na modernidade, o ressentimento, está em toda estrutura da sociedade nos levando a deteriorar os ressentidos e suas vítimas. Me ensinou muito, pois denunciou meus ressentimentos. Recomento a todo mundo este livro, principalmente aos radicais de esquerda ou direita.

Somos todos canalhas
Amor para corajosos