eBooks Kindle Books eBooks Kindle Kindle Cloud Drive Photos Electronics Fire TV Stick HI home_kitchen Computers VideoGames Wireless

1000 PRINCIPAIS AVALIADORESem 15 de junho de 2016
Esta é a obra-prima do João Ubaldo Ribeiro e um dos grandes clássicos da literatura brasileira, não sem razão.
O autor funde ficção com história, ao mesmo tempo em que faz sátira da formação do povo brasileiro, com algumas passagens verdadeiramente hilárias. Nesta última parte, a história do caboco Capiroba, devorador de holandeses, é verdadeiramente imbatível.
Embora ficcional, a narrativa perpassa diversos eventos históricos: desde a chamada Independência da Bahia (início do livro, com o alferes Brandão Galvão como personagem principal), passando pela Independência do Brasil, Império, Revolução Farroupilha, Guerra do Paraguai, República, Guerra de Canudos, até uma parte da ditadura. Interessante que o leitor conheça previamente um pouco da história desses eventos, porque vai aproveitar bem mais a leitura.
Finalmente, interessante notar o vocabulário rico do autor, o que, mais do que assustar, estimula intelectualmente o leitor.
0Comentar| 6 pessoas acharam isso útil. Esta avaliação foi útil para você? Informar abuso
em 21 de abril de 2015
Viva o Povo Brasileiro é um romance que realmente nasceu clássico. O estilo inconfundível do baiano João Ubaldo Ribeiro, que se muniu de linguagem erudita e popular (muitas vezes carregada de expressões chulas), teceu uma narrativa muito original para nos contar a formação do povo brasileiro. Munido de grande conhecimento a respeito da história do Brasil, o autor criou personagens ausentes de estereótipos e de grande profundidade. Resumindo toscamente: é a história do Caboclo Capiroba, antropófago por opção e seus netos, bisnetos, trinetos, quadrinetos, pentanetos (e mais), do Barão de Pirapuma, Amleto e descendentes de ambos. O primeiro é o arquétipo do dominado e os dois últimos do dominante.
O triste da leitura é saber que mais de quinhentos anos depois do "Achamento do Brasil", muitos brasileiros ainda cultivam opiniões e preconceitos encontrados em personagens como Amleto, outrora um intelectual fajuto que enriquecera roubando o patrão e que após o ilícito, renegava praticamente tudo que fosse obra e cultura da “gentalha que aqui vive" (mesmo sendo descendente dos povos que tanto abominava). No passado, diversas vezes encontramos a contemporaneidade. Ora nas relações patriarcais mantidas pelo Barão de Pirapuama, pseudo-herói nacional que nunca lutou pela pátria, mas mesmo assim, através de uma farsa, conseguiu as mais altas condecorações do exército brasileiro; ora na criatividade, astúcia, e força dos africanos e descendentes escravizados que não podiam exercer suas crenças livremente.
Os oprimidos perpetuam-se por gerações, em maior número quando comparados aos opressores (claro). Os poderes instituídos se renovam e buscam a equidade, mas será que um dia haverá reparação do tamanho das injustiças praticadas ontem? E NÓS, estamos lutando por uma sociedade justa e alicerçada nas liberdades individuais? Ou apenas reproduzindo com nova roupagem as barbáries de outrora? E VIVA O POVO BRASILEIRO!
em 28 de setembro de 2015
Este é um livro que te transporta para datas do passado do Brasil, e de uma maneira que talvez nenhuma outra obra possar conseguir, seja da literatura, do cinema ou da tevê.

A narrativa, que podemos entender como uma investigação da formação do caráter e da personalidade do povo brasileiro, é uma monumental homenagem à língua portuguesa. Cada passagem recebe um estilo distinto, a depender das personagens, do local, da época. Pegam-se emprestados a maneira lusitana, a fala dos escravos e até mesmo o portuñol ("esta garrafita, esta botella"). Tudo com um vocabulário tão rico que talvez a leitura no Kindle seja, nesse caso, definitivamente a melhor opção, pois assim ficam mais ágeis as frequentes consultas ao dicionário.

Vários eventos históricos do país estão lá, não somente como pano de fundo, mas de fato permeados às vidas narradas. A Independência, a Proclamação da República, a Guerra de Canudos, a Guerra do Paraguai, dentre outros. Para acompanhar toda essa extensão temporal, as personagens vão se desdobrando em seus filhos e netos, mais ou menos como acontece em "Cem Anos de Solidão". Cada parte dos 20 capítulos é iniciada por uma data precisa, dia, mês e ano, que situa o leitor em acontecimentos dos tempos de colônia até a meados do regime militar.

Estão lá também os elementos que desabonam, que abrilhantam, que caracterizam, enfim, a amálgama que é o povo brasileiro: a burocracia excessiva, a música, a compaixão, a corrupção, o jeitinho, as gírias, o Candomblé, o trabalho, o complexo de vira-lata, o chimarrão, a macumba, o humor, a politicagem, a hipocrisia, a coragem, a opressão, a união, o conformismo e o inconformismo.
em 16 de maio de 2016
Já havia lido algumas partes deste livro, mas agora reli de cabo a rabo inclusive prestando atenção aos personagens e suas características. É um verdadeiro retrato do nosso povo, com suas qualidades e defeitos. A tranquilidade com que se cometem vários "malfeitos", uns leves, outros graves, nos remetem aos dias de hoje. Desde suas origens o Brasil e o povo brasileiro se acostumou aos pecadilhos do dia-a-dia e os comete naturalmente, sem remorsos ou arrependimentos. João Ubaldo Ribeiro joga na nossa cara tudo isso com uma prosa fluida e gostosa de se ler. E,comparando-se com o imortal "Casa Grande e Senzala", eu diria que este livro consegue explicar com bom humor o que o outro livro o faz com seriedade.
Este livro, de maneira bela, nos explica porque o Brasil é o que é; defeitos e qualidades do País são abordados com um estilo de escrita primoroso.

Obra densa mas extremamente recompensadora para o leitor, que sem dúvida, ao terminar a leitura, terá ainda mais razões para amar o Brasil.

Recomendo a todos.
em 19 de dezembro de 2015
João Ubaldo Ribeiro constrói um delicioso romance que se inicia na época da independência e termina na década de 70. O livro é recheado de personagens que são o retrato da formação do brasileiro, bem como da sua complexidade moral e de suas ações antagônicas. Divertidíssimo, com uma excelente dose de ironia, este livro "explica" de um jeito muito bom a formação do povo brasileiro.
em 3 de setembro de 2016
É inegável dizer que João Ubaldo Ribeiro excedeu todos os limites da genialidade nesse livro. Tenho "Viva o povo brasileiro" como meu livro favorito (até hoje, e dificilmente isso vai mudar), não só por causa da escrita de João Ubaldo, que é maravilhosa, ou pela trama, mas também pelo trabalho criativo que há nesse livro. Recomendadíssimo!
em 13 de fevereiro de 2018
João Ubaldo faz um retrato irretocável do nosso povo. Nossa histórica hipocrisia está muito bem relatada, assim como o sentimento de um país que deveria ser plural e nunca realmente põe os pés no futuro. Nosso trágico destino foi traçado no nascedouro.
em 25 de maio de 2015
Um livro que passa por 400 anos pra contar a formação e a luta do povo brasileiro, com muito humor, sátira e lirismo. Uma leitura extensa e extremamente agradável.
É uma obra definitiva da literatura brasileira e portanto imperdível.
em 5 de junho de 2015
Um excelente livro, mas não acredito que seja uma leitura para iniciantes, pois possui uma narrativa alegórica que soa deliciosamente bem quando lido em voz alta. O livro possui muito bom humor e é ácido nas críticas.

Viva o povo brasileiro
Um brasileiro em Berlim
Sargento Getúlio (WAT) (German Edition)