Books eBooks Kindle Kindle Paperwhite eBooks Kindle Cloud Drive Photos Electronics Fire TV Stick home_improvement home_kitchen Office PC videogames wireless

Carta sobre a felicidade (A Meneceu)

50 PRINCIPAIS AVALIADORESem 15 de julho de 2016
O texto de Epicuro é obrigatório. Filosofia pratica de valor permanente, linguagem simples por se tratar de uma carta, argumentação finíssima... vale dizer que a tradução e a edição também são ótimas, uma contribuição inestimável para o público brasileiro.

O texto é curto, barato, e a introdução é boa. Li o e-book e acabei comprando também a versão impressa. Depois de várias leituras posso dizer que está entre os 3 melhores textos que li na vida.
em 17 de maio de 2018
Introdução

O livro é muito bom e curto, coisa de 50 páginas, e ainda pode ser encontrado gratuitamente na internet, contudo só o compreendi vendo uma aula do Clóvis de Barros no youtube.

Conselhos Úteis

Consideremos também que, dentre os desejos, há os que são naturais e os que são inúteis; dentre os naturais, há uns que são necessários e outros, apenas naturais; dentre os necessários, há alguns que são fundamentais para a felicidade, outros, para o bem-estar corporal, outros, ainda, para a própria vida. E o conhecimento seguro dos desejos leva a direcionar toda escolha e toda recusa para a saúde do corpo e para a serenidade do espírito, visto que esta é a finalidade da vida feliz: em razão desse fim praticamos todas as nossas ações, para nos afastarmos da dor e do medo.

Embora o prazer seja nosso bem primeiro e inato, nem por isso escolhemos qualquer prazer: há ocasiões em que evitamos muitos prazeres, quando deles nos advêm efeitos o mais das vezes desagradáveis; ao passo que consideramos muitos sofrimentos preferíveis aos prazeres, se um prazer maior advier depois de suportarmos essas dores por muito tempo. Portanto, todo prazer constitui um bem por sua própria natureza; não obstante isso, nem todos são escolhidos; do mesmo modo, toda dor é um mal, mas nem todas devem ser sempre evitadas. Convém, portanto, avaliar todos os prazeres e sofrimentos de acordo com o critério dos benefícios e dos danos. Há ocasiões em que utilizamos um bem como se fosse um mal e, ao contrário, um mal como se fosse um bem.

Habituar-se às coisas simples, a um modo de vida não luxuoso, portanto, não só é conveniente para a saúde, como ainda proporciona ao homem os meios para enfrentar corajosamente as adversidades da vida: nos períodos em que conseguimos levar uma existência rica, predispõe o nosso ânimo para melhor aproveitá-la, e nos prepara para enfrentar sem temor as vicissitudes da sorte.

Conclusão

Para compreender o epicurismo, para começar, basta acessar a wikipedia. Difícil é aplicar diariamente, pois é tentador prostituir os sentidos.

Enfim, fica a dica pra quem gosta de pensar de uma maneira simples, mas não simplista, sobre a vida, buscando manter os gostos com a passar das décadas.

Grande Abraço!
em 12 de fevereiro de 2017
Ensinamentos duradouros para a felicidade: pratique filosofia; enfrente o sofrimento, goze o prazer, mas, seja moderado em um e outro. Ignore o fatalismo e o absoluto ceticismo, porque é "preferível ser desafortunado e sábio, a ser afortunado e tolo".

Mais? Leia a belíssima carta de Epicuro a Meneceu.
500 PRINCIPAIS AVALIADORESem 26 de setembro de 2016
A obra é bem curta, especialmente se levar em conta que ela ainda traz o texto original em grego. Mesmo assim (ou por conta disso) é uma leitura muito boa, direta, com reflexões sobre a boa vida.

Bom para desmitificar a ideia que o epicurismo é uma busca incessante por prazeres mundanos.
em 28 de março de 2017
Texto curtíssimo sobre a felicidade e prazer.
Muito bom conhecer o filósofo Epicuro.
Viver em função da felicidade e do prazer. Porém não chega a ser hedonismos, onde prazer não é vivido de forma imediatista.
em 3 de setembro de 2017
Meu contato com a filosofia de Epicuro começou ainda no final de minha adolescência. A carta sobre a felicidade¨ é um livro útil para quem busca amor e inteligência para si.
em 9 de maio de 2016
A visão de Epicuro sobre nosso estilo de vida, se mantem totalmente atual, ainda podemos aprender bastante com os grandes pensadores da antiguidade.
em 1 de junho de 2017
clareza, sinceridade, objetividade, ai, simplicidade nesta vida...
um texto que leva ao mais óbvio e singular da vida e da morte: ser feliz.
em 5 de setembro de 2017
Adorei o livro, embora seja um tamanho pequeno as letras são facilmente visualizadas o material usado para impressão tem qualidade, é um livro necessario ter em casa.
em 25 de junho de 2017
Uma carta para e ler sempre e repensar nossas ações e motivações. Um auxílio potente para os dias atuais. Necessário!

Provérbios de Epicuro