amazon-prime-video Books eBooks Kindle eBooks Kindle Prêmio Livro Reportagem Novo Kindle Oasis Cloud Drive Photos electronics Fire TV Stick home_improvement home_kitchen Office PC VideoGames wireless

em 5 de março de 2017
Uma síntese histórica primorosamente organizada e com base científica impecável. Em nenhum momento ultrapassa os limites da realidade e do conhecimento atual, mas aguça a curiosidade criativa. Dissolve mitos inúteis e aponta com clareza os riscos de ideologias pós modernas dissimuladas na sociedade. É uma obra nobre, merecedora de premiação e agradecimento por ter sido realizada.
|11 comentário|Informar abuso
em 31 de março de 2017
Um dos 3 melhores que já li na vida!
Que primor!
Daqueles raros livros que te reprogramam conceitos, convicções e visões de mundo.
Irretocável.
50 PRINCIPAIS AVALIADORESem 4 de agosto de 2017
Não espere conceitos revolucionários nesta obra, não! O advento aqui é a linguagem empregada pelo autor que possibilita tanto o perfeito entendimento de modo sucinto, como em verdade uma elucidação que as leituras comuns não propiciam devido à terminologia empregadas e inapropriadas.
Pesquisei sobre os conceitos científicos aqui explanados, em diversas fontes e pude constatar sua veracidade. Em muitos casos, conceitos que não me eram possíveis assimilar ou não me permitiam fazê-lo em totalidade.
Apesar da breve abordagem dos conteúdos, e embora parece contraditório dizer isso, o livro é bem profundo, e me fez perceber quanto de mito que tomei como verdade até hoje. Tal descoberta pode levar o leitor a um tobogã de emoções que vão da frustração, raiva à alegria e euforia.
Este livro, defino simplesmente como fantástico, um livro que pede muitas releituras, talvez até para vida inteira.
em 30 de maio de 2017
Uma obra que deveria ser obrigatória para os pensantes, questionadores, quebra preconceito de uma forma direta ao mesmo tempo sutil, sem duvida uma obra prima muito bem escrita, para alguns a leitora pode ser muito perturbadora, pois as indagações e informações com base cientificas podem confrontar valores do leitor o que torna a leitura ainda mais especial e também muito agradável, sempre com uma surpresa a te desafiar, em fim, sensacional.
em 3 de março de 2017
Um dos livros mais desafiadores que li nos últimos anos. É para nos tornar mais e mais cautelosos com o que cremos. E é um ensinamento valioso sobre quem somos, de onde viemos e para onde vamos, se der tempo de chegar lá...
50 PRINCIPAIS AVALIADORESem 5 de maio de 2018
Em uma era de tanta desinformação, um livro como esse vêm em excelente momento, pois conta de maneira didática e científica várias das evidências de nossa origem, desmistificando mitos e abrindo a mente para outras possibiidades, uma vez que a ciência é algo mutável (o que não invalida as pesquisas de pessoas do passado, pois através das tentativas e erros, que chegamos no nível de conhecimento atual).

A obra, basicamente é uma macro-história do homem, e mesmo com um viés científico, possui uma linguagem absurdamente acessível, motivo talvez pelo qual tenha angariado tantos leitores, das mais diversas áreas. Recomendo para todas as pessoas com a mente aberta.
500 PRINCIPAIS AVALIADORESem 5 de junho de 2018
Primeiro há que se ressaltar o fôlego do autor, a par de uma bibliografia impressionante. O resultado é um livro que consegue prender e informar o leitor, conseguindo, ao final, deixar um sem número de perguntas e algumas respostas. Viaja há bilhões de anos e traz de lá, de forma concatenada, o início de tudo, levando o leitor a viver a impressionante história da qual ele faz parte, como descendente dos humanos mais primitivos. Para sustentar suas teses, toma de três pilares a que intitula de Revoluçõe: Cognitiva, início da história; Agrícola que fez seu curso andar mais rápido; e Científica, que pode ser o fim da história e início de um tempo fascina e inquieta.
Embora o livro traga um sem número de informações, percebe-se que o autor não tem qualquer intenção de dar respostas prontas a quem resolver encarar o seu texto. Importante é que nada do que aqui aconteceu fica fora das suas observações. Religiões, Política, Economia, com todos os seus "ismos", são apresentadas e discutidas com seriedade e critério. Assim é possível acompanhar a trajetória das diversas variedades da espécie "homo" para, enfim, deter-se na "Sapiens", preocupação central do compêndio. Os primeiros, os nômades, caçadores-coletores; os primeiros agrupamentos, o surgimento de comunidades estabelecidas e voltadas a produção de animais e plantas, passando pelo surgimento dos impérios e chegando aos nossos dias, quando, entre outras variáveis, a ciência avança célere no rumo de algo que o autor arrisca imaginar. Complicado.
Deixa muito claro que o "Sapiens" evoluiu à custa da destruição de nacos da natureza e também de uma infinidade de espécies animais. Tornando-se, assim, o pior e mais impiedoso predador já surgido na terra. Sustenta que os três unificadores da espécie foram o dinheiro, a religião e o império. Quanto a este, aponta que a tendência é, num futuro não muito distante, toda a humanidade sob um único império.
Muito valiosas discussões como a da contradição entre igualdade e liberdade individual, justificando a impossibilidade de sua coexistência, a despeito de tão apregoada e defendida.
Como nem tudo é perfeito, o livro apresenta alguns senões, que não vale a pena discutir e algumas falhas de revisão, com vários erros de concordância. Certo é que se trata de uma leitura imperdível para os que, como eu, têm alguma curiosidade e/ou interesse na história da humanidade.
500 PRINCIPAIS AVALIADORESem 3 de fevereiro de 2018
O livro traz um relato da gênese do homo sapiens, que vai desde o desenvolvimento primordial do cérebro humano, como o grande motor da vitória do homo sapiens sobre as outras espécies do gênero homo, como o neanderthal.
Esta abordagem, traz conceitos pitorescos como o da linguagem ter evoluído como uma forma de fofoca, o que potencializaria a cooperação social, essencial para a sobrevivência e a reprodução.
O texto passa pela história da humanidade trazendo uma visão darwinista, econômica e psicossocial da evolução mas sem se tornar um livro padrão de história, com enfoques que às vezes chocam pela crueza dos fatos mas que também se acompanham de uma visão otimista do Homo Sapiens.
Uma boa leitura que aumenta nossos conhecimentos!!
em 14 de julho de 2018
Não estou usando as opiniões aqui declaradas - não as li. O meu conceito parte exclusivamente da leitura da obra. Devo admitir que é um dos melhores livros que já li. E o fiz atenciosa e minuciosamente - deixando trechos marcados e orelhas em algumas páginas. Para leigos ou àqueles com pouco conhecimento em sociologia, antropologia, história, filosofia e áreas afins, esta é uma obra essencial. Harari consegue instruir com uma narrativa fluida e linear. Premissas antes não pensadas passam a parecer óbvias após sua exposição e o que antes era assunto desinteressante torna-se atraente e envolvente. Fascinante, inesquecível.
500 PRINCIPAIS AVALIADORESem 3 de abril de 2018
Os estudiosos e devoradores de livros as vezes encontram resistência nos best sellers.
Confesso o preconceito com os livros enaltecidos para o grande público. Revi esse posicionamento diante desse excelente livro.
Uma das poucas obras sobre a história do Sapiens que deixam as paixões científicas, religiosas e ideológicas de lado para relatar tudo que sabemos sobre nós.
Recomendadíssimo para todos os públicos!
Pela honestidade intelectual e incrível didatismo, não duvido que esta obra será utilizada em instituições de ensino no futuro.