Books eBooks Kindle eBooks Kindle Kindle Paperwhite Cloud Drive Photos Electronics Fire TV Stick home_improvement HI Office PC VideoGames wireless

AVALIADOR Nº 1em 29 de agosto de 2015
Uma biblioteca infinita e labiríntica é uma ideia recorrente na literatura, impecavelmente abordada por Borges em seus contos. Outro bom exemplo é a tetralogia ainda inacabada de Zafon, "O Cemitério dos Livros Esquecidos, especialmente mais compreensível ao mero leitor.

Essa biblioteca nada mais é uma do que uma metáfora para o conhecimento humano e até mesmo para o próprio universo. Porém, hoje em dia, mediante um novo olhar, ela aponta para os computadores como fonte inesgotável de informação.

Gabriela Pedrão investiu nesse tema para escrever "A Biblioteca do Mediterrâneo", selecionado entre os vinte finalistas do concurso "Brasil em Prosa" em 2015. Sem dúvida, ela revela audácia e competência com o intuito de revelar seu itinerário para encontrar essa biblioteca.

De rápida e interessante leitura, recomendo.
em 27 de março de 2017
Sou fã dessa Escritora, de seu blog e de seus trabalhos. Ela promete que é o último e nunca o faz.
Sigo na esteira dos que me antecederam e cito Borges, meu primeiro grande autor, em cujas obras naveguei dos 14 anos de idade em diante...
Este conto de Gabriela me fez viajar lá atrás, para "el jardin de los senderos que se bifurcan"... a narrativa não é fácil, ela não é superficial e ela é uma via de mão dupla, como os grandes nomes da literatura fizeram e ainda fazem: exijem um esforço mental do leitor.
Gabriela explorou isso de mim; fez-me viajar e sentir-me naquela biblioteca, sentir o cheiro dos livros empoeirados, abrí-los e sentir a delicadeza das páginas que estão levemente coladas há décadas, talvez centenas de anos.
Este conto, portanto, não é apenas uma reprodução, paródia ou seja lá o que for, como pretendeu fazer o leitor "mk". Exige do leitor uma capacidade de aprofundamento; de introspecção e de bagagem literária; de janela cultural.
Sem isso, fica impossível ler Gabriela.
Obrigado.
em 23 de agosto de 2015
Ainda não li o conto, mas receba os meus votos de parabéns por estar entre os 20 melhores contos.
É uma vitória!
Silvio T Corrêa
em 5 de agosto de 2015
Realmente é um conto fascinante, que te faz querer sentar e pesquisar mais e mais sobre esse biblioteca, sem contar que na minha própria imaginação fiquei desenvolvendo várias ideias de como seria perfeito ter a "sorte ou azar" de entrar e nunca mais sair dessa biblioteca!
em 28 de julho de 2015
Apesar de curto, o conto consegue criar uma atmosfera de mistério bem bacana, e o final não deixa a desejar em nenhum aspecto. Vale a (rápida) leitura!
em 29 de julho de 2015
inevitável pensar na biblioteca de Borges ao iniciar a leitura, mas à medida que se avança, a expectativa gerada no início não se concretiza. é difícil constituir a imagem do/da narrador/a, a partir dos elementos do texto e isso me fez ter muita dificuldade para concluir a leitura, que soa inverossível e vaga.
em 28 de julho de 2015
Esse conto é encantador, nos deixando com vontade de visitar a biblioteca tão falada. Com toda a certeza daria um ótimo livro, quem sabe até com continuações? Recomendo pra todos que estão em dúvida se compram ou não. Vale a pena ter esse conto que, apesar de muito curto, nos fantasia com sua incrível misteriosidade desde o começo.
em 24 de agosto de 2015
O conto adota a forma de relato ou carta, à semelhança de escritores do final do século XIX e início do XX como H.G. Wells e H.P. Lovecraft. Chama a atenção o sentimento de aventura que transmite, como uma caça ao tesouro. Realmente merece ser lido para melhor apreciação. Um dos melhores finalistas do concurso #brasilemprosa.
em 8 de abril de 2018
As temáticas relacionadas a bibliotecas, livros, e afins, sempre me encantam. É nítido o seu amor pela área! Parabéns ❤️
em 22 de agosto de 2015
Parece uma colcha de retalhos de referências a obras com bibliotecas fantásticas, mas o estilo não é erudito, pelo contrário, segue a fórmula pop a tal ponto me me desagradou no início, mas sabe conduzir a um final que me fez sorrir e pensar nas bibliotecas do do século XXI com outros olhos.
Vai agradar a quem gosta de um texto coloquial e com um toque de fantástico.

O véu