Books eBooks Kindle eBooks Kindle Kindle Cloud Drive Photos Electronics Fire TV Stick home_improvement HI Office PC videogames wireless

• 1906

1906

AVALIADOR Nº 1em 14 de setembro de 2015
Classificado entre os vinte finalistas do concurso "Brasil em Prosa", esse conto aborda a transitoriedade da paisagem da cidade do Rio de Janeiro durante o início do século XX e a decorrente transformação pessoal, profissional e econômica de seus habitantes.

Destilando ironia, a medida que todos os lugares citados não existem mais por conta da ganância, políticagem ou interesse, Constantinescu faz uso da norma culta do idioma para retratar a questão, entretanto, o uso da ênclise seria mais adequado para caracterizar a aparente antiguidade do texto.

Em poucas páginas e com um desfecho capaz de despertar o riso, eis o lado tragicômico da vida.
em 31 de julho de 2015
Escrito de forma que te remete ao passado, mostra ironicamente como não preservamos nosso patrimônio cultural. Me senti no Rio antigo!
em 24 de agosto de 2015
A história tem uma boa ambientação e desperta a curiosidade sobre os fatos descritos que se passaram no Rio de Janeiro em torno de 1906. A meu ver, é um ponto bastante positivo, pois aprecio ficção histórica.
Porém, a tentativa de emulação dos diálogos da época é, por vezes, cansativa. Assim como comentou outro avaliador, não tenho conhecimento suficiente para analisar a propriedade da linguagem nesse sentido, mas parece-me um tanto artificialmente arcaica para a época. Pode ser uma tentativa do autor de desfilar a crítica social por meio de poesias embutidas nas conversas dos personagens.
Enfim, texto um pouco hermético cuja apreciação dependerá muito do gosto específico do leitor.
em 23 de agosto de 2015
Ainda não li o conto, mas receba os meus votos de parabéns por estar entre os 20 melhores contos.
É uma vitória.
Silvio T Corrêa
em 22 de agosto de 2015
O máximo que se poderia criticar nesse conto seria um deslize aqui ou ali no vernáculo do início do século passado, posto que é escrito como se de um vivente daqueles tempos já distantes. No entanto, não reúno as qualificações necessárias para julgar isso.
Para alcançar a gargalhada citada mais acima é necessário conhecer um pouco da história do Rio, dos acidentes geográficos devorados, por acidente ou de propósito, pelo progresso. Também é desejável saber das construções imponentes de outrora desconstruídas nos jogos políticos e sociais do último século.

Quem gostou de ler esse comentário gostará do conto ;-)
em 22 de agosto de 2015
Um conto bem escrito e com uma ambientação muito boa do Rio de Janeiro. O sarcasmo que o autor usa no final foi muito bom!