Amazon Prime Video Books eBooks eBooks Kindle Kindle Direct Publishing Kindle Paperwhite Cloud Drive Photos TV Fire TV Stick Kitchen Informática Videogame Celular

em 26 de março de 2017
Neste breve ensaio Chomsky procura descrever como a propaganda política se presta a falsear a verdade e promover a agenda daqueles que detêm a posse dos instrumentos de poder (dinheiro e armas/uso oficial da violência). Trata-se da adoção de uma ideia de democracia baseada no "... princípio moral imperativo (de) que a maioria da população é simplesmente estúpida demais para conseguir compreender as coisas". Daí a necessidade de "... domesticar o rebanho desorientado, impedir que ele arrase, pisoteie e destrua as coisas". A divulgação seletiva dos fatos, o controle da população pelo medo e a "produção do consenso" constituem elementos característicos da propaganda política. A resposta a esse desafio (a esse ataque) passa pela recordação dos fatos (narrativa objetiva), especialmente aqueles omitidos pelos órgãos de imprensa. Em linguagem simples, Chomsky é bem sucedido na exposição de seu ponto de vista. Poderia, contudo, ter se aprofundado um pouco mais. O tema é importante para uma ordenação social menos iníqua.
0Comentar| 8 pessoas acharam isso útil. Esta avaliação foi útil para você?SimNãoInformar abuso
em 9 de setembro de 2014
A narrativa é direta e reta e muito crua, o que faz com que repensemos as relações institucionais pelo mundo afora.
Serve principalmente para nos posicionarmos quanto às soluções belicistas muitas vezes apresentada á opinião pública como único recurso para a situação exposta.
Recomendo.
0Comentar| 9 pessoas acharam isso útil. Esta avaliação foi útil para você?SimNãoInformar abuso
em 20 de novembro de 2017
Noam Chomsky nos inicia como marcianos na visão geopolítica. Quantas atrocidades, massacres e barbáries feitas em nome de um sistema governamental chamado "democracia". Será que esta é realmente a verdade quem temos vivido? Será que as leis funcionam para todos, como prega esse princípio político? Bem, coloque seus óculos Chomskianos e tire suas conclusões.
em 2 de setembro de 2017
O livro é bem curto, mas as suas ideias são densas. Na escrita de Chomsky, apesar da densidade, a leitura é fluida e a compreensão garantida até para leitores não tão experientes, o que é extremamente relevante para tornar acessíveis informações tão necessárias. Embora trate do contexto americano, a essência das ideias é aplicável ao contexto mundial, principalmente ao considerarmos a influência que a política americana exerce no resto do mundo, passando pela necessidade de se reconhecer quem realmente manda na política ali e em qualquer democracia com princípios capitalistas enraizados.

Recomendo, aliás, sugiro enfaticamente que este livro seja lido, independentemente da ideologia política/ econômica do leitor.
em 21 de abril de 2015
Livro essencial para compreender mídia como ferramenta política de indução! Deveria ser distribuído em escolas secundárias, para esclarecimento da juventude sobre o que é a mídia!
em 20 de junho de 2017
Aponta como a propaganda política mascara a verdade, ou pior, como faz com que as massas sejam manipuladas apenas com jogos de palavras e slogans. "A propaganda política está para a democracia assim como o porrete está para o Estado totalitário."
em 6 de junho de 2017
A opinião pública publica o que é preciso, não o que é necessário. Chomsky expõe pontualmente a construção do consenso, referenciando o passado para contemporizar nossa situação presente.
em 20 de agosto de 2017
Não ê uma análise justa por ser muito pessoal, por expressar de modo claro a posição do autor em relação à política o seu pais, os Estados Unidos. Toda revela como a política norte-americana, como de resto a de to os governos de todos os países conduzem os seus cidadãos.
em 5 de setembro de 2017
O pensamento de Chomsky aqui nos ajuda a compreender os desdobramentos políticos globais a partir da chave da comunicação, mostrando como esta é um elemento fundamental para o Estado. Excelente leitura e de fácil acesso, inclusive, para quem não tem tanta intimidade com o tema.
em 6 de abril de 2017
Ótimo livro para nós termos uma visão mais crítica sobre nosso governo, de como a mídia nos influência e que devemos ter uma visão clara e imparcial quando tomamos nota das notícias.