amazon-prime-video Books eBooks Kindle eBooks Kindle Prêmio Livro Reportagem br-kindle Cloud Drive Photos Electronics Fire TV Stick home_improvement home_kitchen Office Computers VideoGames wireless

AVALIADOR Nº 1em 29 de junho de 2017
"Le Tour de Monde en Quatre-Vingt Jours" ou "A Volta ao Mundo em Oitenta Dias" conferiu a Julio Verne renome mundial e fez dele um homem rico. Para se ter uma ideia do estrondoso sucesso, quando publicado em 1873, o livro vendeu surpreendentes 180.000 exemplares, com as traduções para o inglês, russo italiano e espanhol.

Sua história gira em torno de uma aposta entre o excêntrico Phileas Fogg e os membros do Reform Club da qual ele faz parte. O que está em jogo são 20.000 libras, caso não consiga circunavegar a Terra em "apenas" oitenta dias na companhia de seu criado, o francês Jean Passepartout. Por sinal, a bordo de navio, trem, coche, escuna, cargueiro, trenó e até elefante, a dupla revela-se bem ajustada mas também singular. Enquanto Mr. Fogg é o estereótipo do inglês: fleumático, polido e metódico; Verne foi mais generoso com seu compatriota, Passepartout é perspicaz e empático com pessoas e lugares.

Munido de muita imaginação e de um exemplar do Bradshaw's Continental Railway Steam Transit and General Guide, um guia com horários de partidas de chegadas de trens e navios, o escritor criou uma história deliciosa, repleta de aventuras e capaz de perdoar todas as inconsistências geográficas que aparecem em suas 234 páginas. Partindo de Londres, Phileas e Passepartout cruzam com personagens interessantes, como Mr. Fix, um detetive atrás de um ladrão de banco, e Mrs. Alda, uma indiana condenada a morrer queimada junto do cadáver do marido num bizarro ritual. Enfim, após inúmeros acidentes e imprevistos, um erro de cálculo marca um dos desfechos mais brilhantes da literatura mundial.

Em 1956, o livro recebeu sua melhor adaptação para o cinema e no ano seguinte, ela levou o Oscar de melhor filme, roteiro adaptado, montagem, fotografia e trilha sonora. Trata-se de uma superprodução com David Niven, Cantinflas (Mário Moreno) e Shirley MacLaine nos papéis principais. Conta ainda com a participação especial de grandes astros da época, merecendo destaque Frank Sinatra, Marlene Dietrich, John Gielgud e Buster Keaton. Caso encontre uma cópia, não deixe de assistir.

Finalmente, adquiri o ebook, porém, quando conheci a edição em capa-dura, apresentando um irrepreensível projeto gráfico, concluí que, por conta da pequena diferença de preço, deveria ter optado por este formato. Com boa tradução de André Telles e competente apresentação do escritor Jocas Reiners Terron, o livro ainda traz ainda Cronologia da Vida e Obra de Jules Verne. Parabenizando a Editora Zahar, só resta desejar a todos uma boa leitura!

Fotos (da esquerda para direita): antiga edição ilustrada do livro, cartaz e imagem do filme de 1956.
review imagereview imagereview image
100 PRINCIPAIS AVALIADORESem 30 de janeiro de 2018
Poucos atingem tamanha lucidez ao utilizar a linguagem escrita como Jules Verne, clara, uma das mais, senão a mais fluida que conheço; simplicidade que ganha ares de grandeza por ser bem utilizada.

Outras questões a salientar: Jules Verne não teve pressa ao narrar a história; utilizou-se do essencial para contá-la, ou seja, poucas e bem colocadas palavras; e domina como poucos a arte de desenvolver no leitor empatia por suas personagens.

Quando no ensino médio os professores me diziam que minhas narrativas deveriam ter início, meio e fim, ainda estou treinando; Jules, ao contrário, exímio escritor que era, soube como iniciar, não se perdendo durante a narrativa, concluindo-a de maneira divertida e coerente.

E o mais importante, a meu ver: disseminou seu conhecimento geográfico e cultural a respeito dos países percorridos por suas personagens.

É certo que lerei todos os livros do Jules publicados no Brasil, este é o segundo.

Edição: um luxo, comentada e ilustrada, confiram abaixo:
review imagereview imagereview imagereview image
1000 PRINCIPAIS AVALIADORESem 21 de março de 2018
Zahar e sua coleção de clássicos sendo maravilhosa desde sempre . Quero comprar mais títulos dessa coleção . Parabéns para editora .
em 4 de maio de 2017
Recomendadíssimo. O livro é espetacular e a edição muito bem feita.
Vale a pena ter na coleção.
A apresentação brasileira no começo do livro é chata e arrastada, pulei ela e fui direto para o livro.
500 PRINCIPAIS AVALIADORESem 4 de maio de 2018
Minha primeira experiência com Verne e amei. Criativo, dinâmico e com um final angustiante. É uma rápida volta ao mundo, mas suficiente para nos instigar a cair na estrada.
em 10 de dezembro de 2017
Livro cativante do início ao fim! A história passa por diversas partes do mundo, sempre de forma acelerada e impetuosa. Jules Verne tem uma maneira incrível de descrever lugares e fazer relatos de viagem. Recomendadíssimo para quem gosta de uma boa aventura.
em 15 de setembro de 2017
Edição muito caprichosa, de agradável diagramação, papel, tamanho, bom manuseio para leitura.
Obra clássica, tradução competente.
Que venham outros títulos.
em 2 de junho de 2018
Leitura muito tranquila e muito rápida! Terminei em 1 semana
As imagens e a capa foram muito bem feitas, vale o preço !
em 19 de março de 2017
Este, de todos, é meu livro favorito!
Então, agora que esclarecemos que serei totalmente parcial falando dele, comecemos:

Este é o mais famoso dos livros de Jules Verne e, acredito eu, que isso se deva ao fato de ser a estória de um inglês que faz uma aposta que conseguiria dar a volta ao mundo e estar de volta à Londres em 80 dias. Estória cheia de aventura, com inúmeros desafios que o inglês, Sr. Phileas Fogg, deve enfrentar.

Neste livro, você percebe o cuidado que Sr. Verne tinha com seus escritos e pesquisas.
Embora os personagens, hoje, estejam um pouco datados e que um certo preconceito pode ser notado quando o escritor trata de culturas diferentes da sua, o livro é alegre e jovial, então, se você esta procurando por uma leitura mais densa e, talvez, psicológica, nem chegue perto! tirando esses detalhes, o livro continua uma obra-prima da ficção científica!

Mas, uma dúvida permanece: em vários lugares, o Sr. Phileas Fogg é dado como sendo Dinamarquês e, no livro pelo menos, ele nunca dá tal informação e, mesmo, chega a responder quando um homem o chama de "Inglês". Então, para mim, Phileas Fogg é tão Inglês quanto o Big Ben!

Leia o livro, nem que seja só para poder discuti-lo nas rodas de amigos!

Li a maravilhosa edição da série Clássicos Zahar da Editora Zahar. O livro vem em confortáveis folhas amareladas e belíssimas ilustrações de DeNeuville.
50 PRINCIPAIS AVALIADORESem 12 de maio de 2017
Esta maravilhosa edição de "A Volta ao Mundo em 80 Dias" da série Clássicos Zahar foi um grande adendo à coleção. Este é um livro que transcende o tempo e gerações e gerações de leitores. Lembro que li quando adolescente uma adaptação e me encantei à época do mesmo modo como estou encantado agora com a leitura do texto integral. Esta edição em particular vem com confortáveis folhas amareladas de boa textura que propiciam leitura fácil, além de belíssimas ilustrações de DeNeuville e capa dura. Altamente recomendável.