amazon-prime-video Books eBooks Kindle eBooks Kindle Prêmio Kindle de Literatura Novo Kindle Oasis Cloud Drive Photos electronics Fire TV Stick home_improvement home_kitchen Office Computers VideoGames wireless

em 23 de março de 2017
O livro é bem escrito (claro, Neil Gaiman), mas é bastante básico.
Se você já conhece as principais histórias da mitologia nórdica, o livro não lhe trará novidades.
Caso esteja começando a explorar este universo, é um ótimo ponto de partida. As histórias e personagens são apresentadas de forma clara, a ordem das histórias foi muito bem organizada.
É uma leitura muito agradável.
500 PRINCIPAIS AVALIADORESem 29 de maio de 2017
É possível que sua expectativa sobre esse livro seja de uma aventura fantástica, ambientada nas terras gélidas do norte europeu, com algum herói nascido em uma lenda épica ou algo do gênero. No entanto, este livro é sobre a verdade. Ou, pelo menos, aquela em que os antigos escandinavos acreditavam e ensinavam para seus filhos. Nele, aprendemos com Neil Gaiman sobre Odin que se enforcou na árvore dos mundos em troca de conhecimento. Sobre como o mundo foi criado do corpo do monumental Ymir e sobre como Thor ganhou seu famoso martelo graças as artimanhas de Loki.

A obra é organizada de forma bacana e facilita a vida dos leigos. Inicia-se com um prefácio escrito por Gaiman onde muitas coisas são esclarecidas. Depois, os deuses mais importantes nos são apresentados e, finalmente, chegamos aos capítulos. Cada capítulo é um conto fechado, porém todos se unem de forma coesa, formando uma linha temporal linear da criação à ruína do mundo e (o que me surpreendeu) ainda mais além depois do fim.

Devo advertir que este livro não é uma enciclopédia. Ele não se aprofunda em muitas questões e pode não ser novidade para quem já estuda a fundo a mitologia nórdica. Entretanto, se você está pensando que esta obra é charlatanice, engana-se. Para realizar este trabalho Gaiman teve de adaptar a Edda em prosa e a Edda poética e empregar sua voz. Basta dizer que não é de agora que me interesso pelo tema, mas é a primeira vez que leio sobre com tanta facilidade e prazer. Há uma prosa muito convidativa e dedicada aqui e, pelo que eu acho, o autor se divertiu tanto escrevendo esse livro quanto eu lendo.

O que eu posso dizer sobre as histórias em si é que existe muito humor nelas. Embora sejam sobre traições, monstros e assassinatos, o humor prevalece e isso deve revelar muito sobre os povos antigos que as contavam. Além disso, todas as lendas que acompanhamos ao longo dos capítulos surgiram como uma tentativa de explicar os fenômenos da vida e da realidade de outrora. Creio que elas são como achados arqueológicos no quais podemos admirar o pensamento de uma cultura muito antiga que não existem mais.

Assumindo que você leia esse livro, na melhor das hipóteses, você correrá em busca de mais conteúdo sobre a mitologia dos velhos vikings, pois ele te encantará de verdade com o assunto. Na pior, você aprenderá que as nuvens surgiram quando o cérebro do gigante primordial Ymir foi arremessado para o céu no princípio do mundo, aprenderá que Odin é o pai de todos nós e que o primeiro homem foi feito por ele de um tronco de freixo e a primeira mulher de um tronco de Olmo e, finalmente, saberá que devemos temer e respeitar os deuses, mas nunca confiar deles.
em 4 de abril de 2017
... a mitologia nórdica e seus deuses.

Um ótimo resumo e contado de uma forma que prende a pessoa na leitura e você não quer parar de ler, mais e mais.

Desde a criação do mundo até o Ragnarök.

Leitura obrigatória para quem curte os NÓRDICOS.
50 PRINCIPAIS AVALIADORESem 3 de dezembro de 2017
 Uma bela edição, em capa dura e ótimo acabamento para todos que querem saber mais sobre as lendas e mitologias nórdicas.
Contudo, senti falta de ilustrações ao longo do livro, que sem dúvidas deixariam a edição mais interessante.
|11 comentário|Informar abuso
em 26 de abril de 2017
Achei o livro maravilhoso. Uma história incrível, que prende de início ao fim. A qualidade do livro também é boa esteticamente, e o acabamento é muito bem trabalhado.
50 PRINCIPAIS AVALIADORESem 6 de julho de 2017
A linguagem que o Gaiman usa nos livros dele é de dar inveja, o cara entende muito da arte de passar suas ideias com as palavras, ou melhor dizendo as letras.

No inicio do livro temos uma prólogo onde ele explica como foi o primeiro contato dele com a mitologia nórdica, onde nos quadrinhos da Marvel conheceu personagens como Thor e Loki e mais tarde lendo livros descobriu a verdadeira história desses personagens assim como outros que estão presentes neste livro.

O livro todo flui muito bem, onde é dividido em capítulos que se tratam na verdade de contos, mas que vão se ligando um a outro até chegarmos no Ragnarok, que é uma especie de armagedom dos deuses, onde todos morrem. É legal saber detalhes como por exemplo, de onde surgiu o martelo de Thor mjolnir? Ou como é a história por trás de Odin, seu enforcamento na arvore da vida, e sua alcunha de pai de todos. Também da uma visão clara por exemplo de Loki, e porque ele é o deus da trapaça e da travessura. Os personagens aqui são bem diferente daqueles presentes no universo da Marvel, com um Thor podemos dizer menos inteligente, um Loki com planos menos mirabolantes mas tão perversos quanto.

A leitura é extremamente recomendada, flui bem demais, a la Neil Gaiman que já conhecemos, e as historias são muito interessantes e cativa demais. Vale dizer que a leitura é bem rápida, o livro é pequeno, você termina num tapa.
500 PRINCIPAIS AVALIADORESem 4 de julho de 2017
Na contracapa do livro Neil Gaiman diz que ao escreve este livro, tentou imaginar como histórias eram contadas e assim passadas de geração em geração. E ele foi bem sucedido, o sentimento ao ler Mitologia Nórdica é esse mesmo.

Com uma linguagem simples, direta e fluida, o livro que narra desde dos princípios dos tempos ao apocalíptico Ragnarök , em forma de contos. Durante o leitura, ri muito com algumas das passagens entre Thor e Loki, principalmente com o capitulo Mestre Construtor, algumas vezes meu peguei imaginando a narrativa como o que se dá no filme dos Vingadores ou Thor.

Neil Gaiman, cita algumas de suas fontes pesquisa como: Edda Poética, Prosa e Dictionary of Northen Mythology.

Vale a pena a leitura, pelo conhecimento, pela diversão e pela comparação das similaridades daquilo que ainda não é lenda.
100 PRINCIPAIS AVALIADORESem 26 de agosto de 2017
Antes de ler o livro confesso que esta um pouco desconfiado. Ficava pensando se recontar as mitologia dos deuses nórdicos seria interessante. Acontece que Neil Gaiman, além de ser um excelente escritor, é o melhor recontador de histórias que já existiu. A leveza e sutileza como o autor representa cada personagem transforma o livro em uma excelente obra de contos interligados. Até agora estou me perguntando se a mitologia nórdica é mais interessante do que a mitologia grega, romana e as demais, ou se a forma como Gaiman narra os acontecimentos é que me passam esta impressão. De uma coisa eu sei, me diverti bastante através de uma leitura bastante agaradável.
em 20 de março de 2017
O meu livro chegou hoje mas o livro inteiro veio de ponta cabeça e esta invertido, começa do final para o inicio.

Já entrei em contato com a Amazon e já me reembolsaram.

Atendimento nota 10!
500 PRINCIPAIS AVALIADORESem 7 de janeiro de 2018
Neil gaiman dispensa apresentações. Prefiro ele escrevendo HQ, porém nesse caso título em especial o conteúdo do me agradou muito. Histórias muito interessantes sobre a cultura nórdica, acredito que ajude a quebrar alguns estereótipos sobre essa rica mitologia.

O conto da aia
Mitologia Nórdica