Amazon Prime Video Books eBooks eBooks Kindle Kindle Direct Publishing Kindle Paperwhite Cloud Drive Photos TV Fire TV Stick Kitchen Informática Videogame Celular

500 PRINCIPAIS AVALIADORESem 10 de agosto de 2017
Você já ouviu falar no massacre de Srebrenica na Bósnia? No genocídio dos iazidi causado pelo Estado Islâmico na Síria? Talvez sim, talvez não, mas quase certamente o que você não conhece são os vários, nem um, nem dois, nem três, genocídios ocorridos entre as populações indígenas do Brasil durante a ditadura militar.

O autor faz uma boa compilação de diversas ocasiões em que contatos mal planejados (embora a ditadura já tivesse perfeita ciência de suas consequências) provocaram mortandades entre povos originários do Brasil, muitas vezes resultando na morte de 40 a 60% das populações envolvidas. Dói na alma ler sobre crianças famintas encontradas na selva tentando mamar nos seios de suas mães mortas a dias por doenças perfeitamente curáveis por falta de medicamentos básicos nos postos da Funai.

Único senão da obra, talvez porque escrita nas horas vagas e não como parte de um projeto dedicado ao tema, é a superficialidade no trato do massacre dos waimiri-atroari, que possivelmente envolveu tropas das Forças Armadas do Exército Brasileiro da Força Aérea.
em 13 de abril de 2017
O livro resgata, com documentos, estudos inéditos e entrevistas de pessoas que viveram os acontecimentos, inclusive indígenas e sertanistas, parte escondida da história do Brasil: como o governo militar, apoiado pelos interesse de mineradoras, construturas e do agronegócio, fechou os olhos, permitiu e até incentivou a morte de etnias nativas inteiras.
em 20 de outubro de 2017
O livro é escrito como reportagem e é agradável de ler, apesar da dureza dos fatos. Poderia ter sido um pouco menos detalhista em alguns casos e traçado perfis mais profundos de pessoas-chave para entender a luta pelos direitos indígenas no país. Mesmo assim, é uma grande leitura para quem quer conhecer o Brasil além das grandes cidades.
em 28 de agosto de 2017
Ótimo livro sobre o massacre de indígenas durante o período militar. Um registro importante para os dias atuais, onde se prega livremente o retrocesso das instituições democráticas a partir da intervenção militar.
em 18 de julho de 2017
Uma parte esquecida da nossa história.
Indico principalmente para os nossos jovens, temos que conhecer nosso passado para não repetir os erros no futuro.